Alessandro Octaviani

Susep e setor debatem ações para auxiliar a população do Rio Grande do Sul

Reunião organizada pela Autarquia contou com a participação de 21 instituições

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) realizou na tarde de ontem, 13 de maio, reunião para discussão e apresentação das propostas da Autarquia, bem como das providências do mercado de seguros para o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, por conta das enchentes que atingiram a região Sul do país.

Na pauta do encontro, um objetivo principal: demonstrar que o setor de seguros não vai deixar de amparar a sociedade.

O Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, destacou o comprometimento da Autarquia com a pauta, demonstrado pela presença de todos os Diretores na reunião.

“O povo brasileiro, em especial o gaúcho, estendeu as mãos pedindo ajuda, e as nossas mãos, do setor de seguros, estão estendidas de volta para ajudar”.

Segundo Octaviani

Dentre outras ações e iniciativas, foram tratados os monitoramentos de risco e de conduta, em especial a necessidade de aprimorar a comunicação com os segurados do Rio Grande do Sul, fazendo com que a informação circule adequadamente. Neste aspecto, o Superintendente destacou uma recomendação:

“que chegue a mensagem final ao segurado de que seu contrato será cumprido, pois essa pequena ação trará tranquilidade em um momento tão crítico”

A reunião contou com a participação ativa de 21 instituições, públicas e privadas, que expuseram suas sugestões, propostas, bem como as dificuldades encontradas até o momento para lidar com os impactos causados pelas chuvas.

Além da Susep, estiveram presentes, pelo setor público, representantes da Secretaria de Política Econômica (SPE), Secretaria de Reformas Econômicas (SRE) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Por parte das entidades representativas do setor privado, participaram do encontro:

  • Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg),
  • Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor),
  • Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS),
  • Associação Nacional das Resseguradoras (ANRe),
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS),
  • Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS),
  • Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber),
  • Confederação Nacional da Indústria (CNI),
  • Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA),
  • Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul),
  • Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg),
  • Confederação Nacional do Transporte (CNT),
  • Associação Nacional dos Transportadores de Cargas do Brasil (ANTC),
  • Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado do Rio Grande do Sul (Sindseg RS),
  • Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre),
  • Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON),
  • Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS) e
  • Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

Por fim, a Susep reiterou que o diálogo está apenas começando e que há um canal aberto pela Autarquia para recebimento de sugestões e propostas por parte de todos os envolvidos.

“A Susep auxiliará não apenas para que soluções sejam encontradas e problemas resolvidos, mas para que isso ocorra no tempo mais rápido possível”

concluiu Octaviani.

Orientações à população e ao setor

A Susep já havia anunciado, na última semana, orientações sobre as coberturas de seguros que a população atingida pode acionar junto às seguradoras.

Adicionalmente, a Autarquia tem atuado junto às seguradoras, recomendando que elas reforcem os canais de comunicação para atendimento e apoio aos segurados, principalmente quanto aos serviços de assistência e demais coberturas, bem como que envidem esforços para pronta liquidação dos sinistros, com reforço das equipes de regulação e disponibilização de lugares para eventualmente reunir os bens sinistrados, como no caso de automóveis e veículos rurais.

Além disso, a Susep reforçou às seguradoras que é salutar a prorrogação das coberturas dos contratos de seguros de todos os segmentos à população afetada, bem como dos prazos para pagamentos dos prêmios vencidos nesse período, sem prejuízo das coberturas contratadas.

Por fim, para melhor orientar a população sobre os seguros que podem ser acionados em face dos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Susep está organizando e realizará um webinar com o tema “Os seguros como fator de proteção financeira nas enchentes no Rio Grande do Sul”, durante a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira.

O evento será transmitido ao vivo, no dia 17/05, sexta-feira, às 11h, pelo Canal da Susep no YouTube:

https://www.youtube.com/@SusepTV/featured

Alessandro Octaviani
Alessandro Octaviani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *