Seguro-Viagem ou Seguro para Gastos Médicos Maiores (GMM): como saber qual é a melhor alternativa?

Para especialista no assunto, escolha deve levar em conta o perfil do segurado, mas o GMM tem benefícios extras – O número de brasileiros que viaja ao exterior segue em franco crescimento. Somente para os Estados Unidos, por exemplo, desembarcaram por lá mais de 1,2 milhão de viajantes provenientes do País em 2022, segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) americano.
Alguns foram nas férias por um breve período, executivos visitaram o País a trabalho e outros aproveitaram a posse de imóveis no país e ficaram por lá durante a temporada. Ao sair do País, muitas dúvidas pairam na hora de escolher qual é o melhor seguro a ser contratado para garantir segurança caso ocorra algum problema de saúde por lá.
Duas opções de produtos podem ser levadas em conta na hora de escolher como ficar protegido durante a viagem: o chamado seguro-viagem ou o seguro para gastos médicos maiores (GMM), a depender do perfil do segurado.
Segundo Luiz Eduardo Halembeck, sócio fundador do Grupo Halembeck Seguros, a definição sobre a melhor alternativa deve levar em conta diversos fatores, incluindo o período em que ficará no exterior, o número de viagens previstas nos próximos doze meses, nível de cobertura que o deixe tranquilo, entre outros. “Há também ainda os brasileiros que moram no exterior ou passam boa parte do ano por lá, por terem filhos estudando fora ou imóveis que permitam a eles uma permanência mais longa”.
Para quem viaja com frequência ao exterior a lazer ou trabalho, como é o caso de executivos de multinacionais, – uma solução inteligente é adotar o seguro multiviagem, que oferece cobertura por 12 meses com máximo de 30 dias consecutivos por viagem, independe do número de viagens realizadas. “Apesar de sua cobertura ser para casos de urgência e ter algumas limitações, é um bom caminho a ser adotado nesses casos”, ressalta Luiz.
Um dos pontos que não favorece tanto o seguro-viagem, diferentemente do Seguro GMM, que tem livre escolha de provedores, é a rede de atendimento. “Na maioria dos produtos de seguro-viagem oferecidos no mercado o padrão do prestador poderá não atender a expectativa do segurado de alta renda”, enfatiza Halembeck.

Seguro de Gastos Médicos Maiores (GMM): outras abordagens

O especialista conta que o seguro saúde internacional se destaca por oferecer livre escolha de provedores, cobertura de até US$ 10 milhões, atendimento eletivo nos melhores centros médicos do mundo, entre outros benefícios. “É uma solução interessante para quem passa longas temporadas no exterior, com atenção aos Estados Unidos, onde os custos médicos são exorbitantes”.
Um ponto favorável do seguro GMM é o fato da cobertura ser válida no país de origem do Segurado podendo ser exercida como um benefício complementar ao plano de saúde local. “O seguro GMM poderá cobrir limitações do plano da família como diferença de valor de honorários médicos, procedimentos inovadores ou medicamentos aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration, a ANS americana) e que ainda não constam no rol da ANS e outros”.
No início da pandemia da covid-19, os seguros de viagem ainda não disponibilizavam essa cobertura e depois passaram a cobrir com limites baixos diante do risco, algo que o seguro GMM não criava barreiras nesse sentido. “Tive vários casos de clientes optaram por uma cobertura adicional sem limites ao contratar o seguro GMM”, relembra Luiz.
Na visão do especialista, o seguro GMM está ganhando cada vez mais espaço na vida do público de alta renda, assim como sendo incluído no pacote de benefícios oferecidos aos executivos de alto escalão. “Ter acesso a esse nível de segurança é um importante diferencial, pois muitas vezes o executivo ou alguém da sua família enfrenta um sério problema de saúde com solução somente no exterior”, conclui.

Sobre o Grupo Halembeck Seguros

Há mais de 25 anos no mercado e com cerca de 2100 clientes ativos no Brasil e no exterior, a Halembeck Seguros atua com a expertise em seguros, consultoria e desenvolvimento de estratégias personalizadas na área.

Luiz Eduardo Halembeck, sócio fundador do Grupo Halembeck Seguros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *