Responsabilidade social na hora de comercializar cotas de consórcios vai ajudar a reduzir processos judiciais

A venda consciente reduz o número de desistências e evita o endividamento do consumidor, segundo a Associação Brasileira de Advogados de Empresas de Consórcios (ABAEC), que acredita ser o único caminho para evitar que o crescimento de conflitos atinja a mesma velocidade do número de adesões. Para reduzir a quantidade de queixas e problemas, o segmento de consórcios aposta em uma maior responsabilidade social na hora da comercialização das cotas, partindo do preceito que o consórcio precisa ser visto como uma forma de investimento a médio prazo, portanto a adesão precisa ser bem pensada e o consumidor deve estar consciente do passo que está sendo dado. Não pode haver adesão por impulso. Com essa visão, a Associação Brasileira de Advogados de Empresas de Consórcios (ABAEC) estuda adotar essa ideia e quer disseminar essa preocupação também entre as administradoras.
“A responsabilidade social na comercialização envolve o respeito ao consumidor, a clareza das informações e vai, claro, reduzir não apenas os casos de desistência, que causam danos ao grupo como um todo, mas principalmente os litígios”, disse Silvana Simões Pessoa, presidente da ABAEC. A entidade foi fundada em 1987, contendo representatividade nacional e mais de 100 advogados associados.
Todos os anos, o Sistema de Consórcios supera suas marcas. Porém, em 2023, segundo pesquisa divulgada pela própria ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), o setor registrou um expressivo crescimento, com um aumento de 20% nos negócios. As vendas de cotas de consórcios no primeiro bimestre de 2023 também apresentaram aumento: de 11,8%. Em termos numéricos, as vendas de cotas de consórcios passaram de 570,38 mil – valor registrado no ano passado – para 637,54 mil, neste ano.
“Sem responsabilidade social na comercialização, os processos judiciais vão crescer na mesma proporção”, alerta a presidente da ABAEC. A advogada especializada no setor acredita que, no momento da venda, o potencial cliente precisa entender exatamente como funciona o consórcio, como é calculada a parcela mensal e o fundo de reserva, como funciona a taxa de administração e como é feita a contemplação e as vantagens de dar um lance.
Para tanto, desde 2022, a ABAEC vem promovendo cursos de capacitação, webinars, eventos e outras atividades que contribuem com a formação do profissional especializado em consórcios. Mais informações em https://abaec.com.br/

Silvana Simões Pessoa, presidente da ABAEC

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