Rogério Gonçalves

Qual é a origem da baixa produtividade?

Por Rogério Gonçalves (Instagram: @rogergoncalves.coach) – O trabalho precisa ser realizado, mas você não tem êxito. Falta concentração, convergência e sua eficácia está desmoronando. O sentimento é de fraqueza e desapontamento. Você já experimentou essa sensação? O declínio na produtividade está frequentemente relacionado ao desinteresse, excesso de trabalho, desânimo, estresse, indecisão, preocupação entre outras desorganizações mentais e emocionais.
Em um mundo confuso e em transformações repentinas é muito normal haver um estremecimento na saúde física, mental e emocional. Esse desânimo pode ser evidenciado na falta de concentração, de convergência e atrapalhar até mesmo as tarefas simples do cotidiano, levando a um declínio na eficácia e gerando decepções.

Qual é a causa da dificuldade em manter a produtividade?

Primeiramente, é relevante detectar a origem do seu problema para buscar o procedimento adequado. Dialogar com amigos e familiares pode auxiliar a elucide um coach ou ar a respeito da instabilidade emocional, mas fique atento(a): não consuma medicamentos sem receita médica, pois você pode se complicar. Contar com ajuda terapeuta é sempre a melhor escolha.
Para ajudar a pensar sobre o assunto, vou separar em três campos:

FÍSICO – Algumas enfermidades de ordem física, como disfunções hormonais e anemia, como a falta de vitaminas, intolerâncias alimentares e até mesmo da tireoide podem causar mal-estar e atrapalhar o foco. O cansaço acumulado pode provocar dores de cabeça e musculares, além do mais, a falta de sono também desequilibra o desempenho do organismo e atrapalha o rendimento.

MENTAL – A prostração é uma das maiores razões de baixa na produtividade. Desânimo elevado, insônia e crises de ansiedade também influenciam nossos costumes. O excesso de atividade pode trazer efeitos negativos para a mente e para a atenção na realização de atividades, além de que, pode até estimular doenças como a Síndrome de Burnout.

EMOCIONAL – Contrariedades interpessoais, problemas familiares, dúvidas, transformações inesperadas e instabilidades no emprego podem estremecer a saúde como um todo e abalar a eficácia. Além de que, a falta de metas claras, crises de autoestima, não ter reconhecimento ou a sensação de inércia, podem desanimar, e em consequência, abalar a concentração.

Concentração e eficácia no ambiente organizacional

Algumas tarefas têm como princípio a concentração para serem efetivadas. Um cirurgião, a título de exemplo, ao efetivar uma operação, em nenhum momento pode perder a concentração no decorrer do trabalho. Mas, todo trabalho exige um nível de concentração para ser bem-feito.

Qual a relevância de manter a concentração?

A concentração é fundamental para que a tarefa seja executada da melhor maneira e entregue no tempo previsto. Momentos muito longos e constantes de dispersão podem causar impacto na produtividade do colaborador, dos companheiros e até mesmo da organização.

Como aperfeiçoar a concentração no ambiente organizacional?

É necessário ter em mente que ninguém estará bem e gerando resultados em 100% do tempo. Por esse motivo, não se cobre tanto. O preciosismo também pode colaborar para ampliar o cansaço e a inquietação, motivos responsáveis pelos problemas em se concentrar. Porém, é relevante manter-se concentrado aos pontos de atenção demandados para o trabalho que você realiza. Caso a falta de concentração seja contumaz e esteja atrapalhando a sua eficácia, procure formas para expandir a concentração.
Assumir um modo de vida saudável e ter uma boa noite de sono, exemplificando, são essenciais para esta missão. Uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas constantes trazem incontáveis vantagens à saúde do corpo e da mente e auxilia a alcançar a disciplina indispensável para não perder o foco. Quanto maior o grau de estresse pela pressa para concluir determinada atividade, menor será o controle pessoal sobre a tarefa, e claramente mais baixa será a produtividade.
Não podemos classificar as coisas por quanto falta para alcançar o ponto B, mas sim por quanto já nos afastamos do Ponto A. Todos temos nossas características, alguns sentem mais peso de certos problemas do que outros. A melhor forma de anular os problemas de concentração, está boa parte em cuidarmos dos ecos da nossa mente.
Essas são convicções que podem ser modificadas em curtos momentos de reflexão, do dia para a noite, transformando a forma como olhamos de frente os nossos objetivos e como nos concentramos realizando-os.

Gostou deste conteúdo?
Não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!
Veja mais conteúdos no Instagram: @rogergoncalves.coach

2 Replies to “Qual é a origem da baixa produtividade?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *