Rogério Gonçalves

Os segredos do bom relacionamento Interpessoal

Por Rogério Gonçalves (Instagram: @rogergoncalves.coach) – Conservar um relacionamento interpessoal positivo exige empenho, mesmo para as pessoas mais acessíveis. A maneira como nos relacionamos com as outras pessoas abrange muitos aspectos, e o equilíbrio entre todos eles nos deixará criar boas relações.
Neste artigo, veremos a relevância do relacionamento interpessoal e seus alicerces, as vantagens de uma boa comunicação no ambiente de trabalho.

O que é relacionamento interpessoal?
O relacionamento interpessoal é a maneira como nos relacionamos com uma ou mais pessoas em todos os setores da vida: acadêmica, familiar, profissional, social. Pode ser positivo ou negativo, tudo vai depender da maneira como nos comunicamos, como entendemos o outro e como somos compreendidos.
Ainda que seja algo natural, não é simples, e muitas vezes uma má comunicação ou uma mensagem mal intendida pode causar contrariedades ou problemas.
A conexão entre duas ou mais pessoas pode aumentar em situações completamente distintas, como os seguintes:
•Pessoas que trabalham na mesma empresa, de setores diferentes
•Pessoas com interesses em comum, ou às vezes nem tanto, mas que têm afinidade
•Pessoas que trabalham na mesma equipe
•Pessoas de uma mesma localidade
•Pessoas que possuem um elo afetivo romântico
•Pessoas de diferentes culturas, classes, lugares em uma mesma situação
•Pessoas de uma mesma família
•Pessoas de diferentes idades

Quais causas que estimulam essas relações?

Geralmente, os profissionais que criam relacionamento interpessoal no trabalho são pessoas que possuem objetivos e metas em comum. Eles partilham os mesmos gostos, possuem os mesmos pensamentos ou vêm de experiências parecidas. A linguagem verbal e não verbal e o saber ouvir são situações relevantes para determinar o elo e consolidá-lo.

Tenha companheirismo

Todas as pessoas adoram um tratamento de respeito e serem bem recebidas nos lugares. No ambiente organizacional isto não é diferente, por isso cumprimentar com bom dia e um sorriso pode auxiliar nas relações e ser a abertura para um bom relacionamento.

Organização

Não importa qual a função que você cumpre na organização, ser organizado e manter tudo em ordem é relevante para ter um time motivado, ajudar as relações, favorecer a localização dos objetos, limitar o espaço ocupado (principalmente quando compartilhado) e impedir impressões inadequadas a clientes que visitam o espaço.

Consiga dar e receber feedbacks
Um bom relacionamento é edificado com erros e acertos. Obedecendo este fator, é muito relevante que os líderes se preparem a dar o feedback, o notável retorno para a seu time e as pessoas educadamente e sem expor os colaboradores.
Receber feedbacks negativos não é algo fácil, já que os seres humanos podem exibir resistências quanto às críticas, especialmente em assuntos mais delicados.

Determine limites
As relações interpessoais são relevantes, mas precisam ocorrer no campo profissional, com respeito e, se houver a amizade, é preciso separar ambos os relacionamentos.

Saiba escutar
Um bom relacionamento no ambiente de trabalho depende muito da escuta.

Empregue acordos positivos para a organização

Os acordos entre cliente-empresa precisam sempre ser fundamentados no ganha-ganha, algo importante para ambas as partes.
Assim, saber negociar é relevante para estabelecer relações de longo prazo e que não provoque prejuízos para as partes.
A gestão tem uma função muito relevante neste caso, onde deve se determinar por consideração e respeito. Um relacionamento interpessoal no trabalho forte é aquele que, independentemente de função ou posição na empresa, se determina por afinidade e empatia.
O departamento de recursos humanos das empresas tem uma incumbência importante para a criação do relacionamento interpessoal no trabalho. Depende desses profissionais propiciar a aproximação das pessoas, estabelecendo laços, formando e alinhando valores e criando projetos que conectarão e estimularão o elo interpessoal.

Fases do relacionamento interpessoal

Os relacionamentos interpessoais são mutáveis e passam por contínuas transformações, além disso tem uma vida limitada, com começo, meio e fim. Estudiosos do assunto sugerem uma espécie de desenvolvimento de relacionamento que passa por cinco etapas:

Conhecimento: É o primeiro contato que se tem com a pessoa, o que depende de proximidade física, primeiras impressões, relações anteriores, entre outros fatores.
Construção: A partir desse momento, as pessoas começam a fortalecer um elo de segurança e se preocupar umas com as outras.
Continuação: Esse estágio necessita de um comprometimento recíproco de erguer um relacionamento interpessoal de longo prazo.
Deterioração: Nem todas as relações acabam se dissolvendo, mas as que sim costumam expor sinais como mágoa, insatisfação e tédio. As pessoas têm a tendência de se comunicar menos e deixar de revelar alguns pontos de vista da sua vida.
Finalização: A fase final do relacionamento que pode ocorrer por morte, distanciamento ou término.

Sugestões para um ótimo relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

As sugestões e técnicas podem ser adotadas em diferentes segmentos. Assim, é necessário entender as principais providências que ajudam na constituição e conservação das relações no ambiente de trabalho, aperfeiçoando o clima geral da organização e facilitando um crescimento sustentável a todos. São as principais:

Seja prestativo

Auxiliar sempre que necessário é algo relevante e que estimula as relações no ambiente de trabalho.
Este comportamento pode ser praticado durante a prestação de serviços ao cliente, por exemplo.

Conserve atitudes positivas para motivar os colaboradores
Atitudes e ações consideradas positivas são muito relevantes para as relações, principalmente, no ambiente de trabalho.

Conclusão
O trabalho é uma área relevante em nossas vidas e é por isso que tem sido cada vez mais comum encontrarmos pessoas que têm se aplicado muito mais à vida profissional do que pessoal.
A estabilidade é relevante para o bem-estar emocional, físico e mental, bem como, para a boa convivência nas relações interpessoais.
Se você entende que a vida profissional está se sobressaindo às demais áreas de sua vida, busque o auxílio de um profissional para entender melhor o que está acontecendo e reconduzir os seus padrões objetivando a sua qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo?
Não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!
Veja mais conteúdos no Instagram: @rogergoncalves.coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *