(*) Por Weliton Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da eBaoTech – O Insuretech Connect (ITC) – considerado o maior encontro de inovação em seguros do mundo – é um dos eventos mais conhecidos pelos securitários e empresários brasileiros que atuam no setor. Tradicionalmente realizado no segundo semestre, a organização do evento inovou e criou este ano uma edição em Miami (EUA) focada no mercado latino-americano.
Como não poderia deixar de ser, o evento despertou atenção e reuniu empresários, investidores e profissionais da indústria de seguros que tem interesse nessa região do globo. Com um público predominantemente formado por C-Levels de toda América Latina e Estados Unidos, muitas empresas de tecnologia buscaram apresentar suas soluções, além de compartilhar informações e experiências.
De maneira geral, o evento foi muito bom, principalmente no que diz respeito a sua organização, estrutura e localização. O nível das palestras também merece destaque, porque além de envolver temas interessantes, puderam dar uma síntese do que devemos esperar em termos de tendências para os próximos anos. Assuntos relacionados à conectividade, Inteligência Artificial e soluções taylor made para parceiros de negócios foram assuntos bastante debatidos.
Como fui moderador do painel sobre Embedded Insurance, fiquei com a certeza de que esse é realmente um dos grandes temas no momento. No palco estive com outros dois grandes nomes do setor: Edwin Cortés, CIO da SBS Seguros, da Colômbia; e Jose Antonio Bilbao, gerente sênior da N World.
Os seguros conectados são uma tendência global e cada vez mais as empresas do setor buscam estratégias para implementar seus produtos. Apesar de cada país da região estar em um nível diferente de desenvolvimento nesse sentido, pudemos perceber que a transformação digital e o emprego de APIs é com certeza a tendência e o facilitador para que as empresas possam atingir seus objetivos nos próximos anos.
Ter a oportunidade de acompanhar esse processo em diferentes realidades é muito importante, tanto para conhecer cases de sucesso que podem ser replicados, como para entender que existem passos que ainda precisamos dar enquanto sociedade e mercado.
Por tudo isso, creio que o ITC Latam será um evento que passará a figurar de maneira mais regular no calendário de eventos daqueles que gostam de acompanhar a inovação e a tecnologia, que todo dia chegam ao nosso mercado. Particularmente para mim foi uma grande experiência e espero estar novamente em Miami, em 2024, ao lado desses grandes inovadores que aos poucos estão transformando o mercado segurador brasileiro!