O que significa ter equilíbrio na vida pessoal e profissional?

Por: Rogério Gonçalves (Instagram: @rogergoncalves.coach)

Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios que você enfrenta atualmente? Desde já, saiba que não é a única pessoa a passar por essa dificuldade. Conciliar as demandas do trabalho com os afazeres da vida pessoal nunca foi fácil. No entanto, com rotinas cada vez mais corridas e o aumento de compromissos durante a semana, é natural se perder e ter maior dificuldade para assumir o controle da sua agenda.

Isso não quer dizer que tudo está perdido. Na verdade, sempre é possível se reorganizar em busca do tão merecido equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Neste artigo, confira algumas dicas que podem ajudar você a atingir esse objetivo!

Se você sente que, na maioria das vezes, o lado profissional está em conflito com as suas questões pessoais, pode ser um alerta de que está faltando um pouco mais de equilíbrio entre os diferentes aspectos da sua vida. Alcançar o ponto em que é possível priorizar igualmente as demandas da carreira com as atividades pessoais significa que você finalmente encontrou uma harmonia entre os diferentes lados da vida. O importante é manter esse nível de equilíbrio ao longo do tempo, a fim de conquistar mais qualidade de vida.

Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional. Não apenas um ambiente de trabalho motivador e estruturado, é importante saber como equilibrá-lo a vida pessoal. A concepção de equilíbrio pode ser diferente para cada pessoa, mas existem 3 pilares que precisam ser fortalecidos e viver em harmonia:

1.Família
2.Relacionamentos
3.Saúde

Se pudéssemos definir o que é esse equilíbrio poderíamos dizer que: o equilíbrio entre vida pessoal e profissional depende diretamente da harmonia desses três pilares. Ou seja, se a sua saúde está boa, você separa um momento do seu dia para ficar com a família e os seus relacionamentos pessoais e profissionais estão em perfeita sintonia, certamente você encontrou o equilíbrio.

Caso, contrário, precisa correr atrás disso! Sem equilíbrio é impossível ser bem-sucedido nas duas áreas da vida. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar grandes danos físicos e psicológicos. Além disso, esse desequilíbrio influi problemas em um dos dois extremos: pessoal ou profissional. A vontade de construir uma boa vida financeira e a paixão pelo trabalho não podem tomar frente a saúde e qualidade de vida.
Algumas consequências podem ser permanentes, por isso, é importante tratar a raiz do problema no início e evitar o agravamento.

Problemas físicos e doenças no corpo

Os problemas físicos como: dor na lombar, tendinite, dores de cabeça e musculares, são alguns dos principais sintomas do desequilíbrio entre vida pessoal e profissional. Esses sintomas são muito comuns em pessoas que atuam em escritórios, ou que trabalham em serviços mais braçais e repetitivas.

Problemas nas relações familiares e sociais

O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar rupturas nas relações amorosas, com familiares e de amizade. A falta de tempo investido pode afetar as relações e causar ou agravar um quadro de depressão.

Problemas Psicológicos

Transtornos mentais são cada vez mais comuns nos locais de trabalho. Afastamento por doença é cada vez mais recorrente. Estresse, depressão e síndrome de burnout são algumas das doenças decorrentes do excesso de tarefas ou de pressão no trabalho. Elas Impactam não apenas a vida profissional, mas a pessoal também. Além disso, podem incapacitar o profissional, ocasionando afastamento.

Queda na produtividade

A falta de equilíbrio também pode afetar o trabalho. Isso mesmo, o excesso de trabalho leva à: queda nos resultados, limitação das habilidades criativas, dificuldade de raciocínio, entre outros. Pois o cansaço e apatia afeta a capacidade de realizar as tarefas com dedicação e excelência.

A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar danos dos dois lados, e afetar também a saúde física e mental. Mas, o que fazer para ter a harmonia necessário entre os dois extremos? Confira as dicas que separamos para você!

Como funciona a conciliação entre vida pessoal e profissional na prática?

Com tantas tecnologias disponíveis, milhares de reuniões online e o celular sendo parte quase que inseparável do dia, fica ainda mais difícil distinguir a vida pessoal e profissional. O estudo do The State of Work Life Balance in 2019, mostrou que o tempo gasto com redes sociais, sites de notícias e entretenimento online toma cerca de 21% do expediente de trabalho, enquanto a checagem de e-mails e notificações são feitas a cada 6 minutos.

Segundo a pesquisa, apenas 2 horas e 48 minutos diários são focados em tarefas produtivas, sendo que o restante do tempo é ocupado com tarefas como comunicação, planejamento, aprendizagem etc.

Enfim, o estudo, que analisou mais de 185 milhões de horas de trabalho no mundo todo, prova que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está fortemente ameaçado pelas distrações digitais, hiper conectividade e multitarefas. Mas e a nossa realidade local, como anda o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no Brasil?

Uma pesquisa publicada em 2019 e realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, analisou as mudanças nas prioridades dos jovens de 18 a 24 anos sobre a carreira.

Para quem nasceu entre 1996 e 2010, o equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal é o segundo indicador de sucesso na vida profissional, perdendo apenas para trabalhar com o que se gosta. Ganhar bem vem em terceiro lugar, mostrando que o salário perde relevância diante do equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Já o estudo Global Mobile Consumer Survey 2019, publicado pela consultoria Deloitte Brasil, mostrou que 46% dos colaboradores utilizam o celular para tratar assuntos pessoais durante o expediente.

Em contraste, a pesquisa apontou que 40% resolvem questões profissionais fora do horário de trabalho por meio do dispositivo celular.
Em resumo, quando se tem um compromisso importante, é difícil se concentrar em questões paralelas, mas procure manter o foco no que está fazendo no momento. Ao ficar com a família desligue o celular, pois interrupções são inevitáveis, mas ninguém deve estar 100% disponível, vale esquecer do mundo virtual por alguns momentos e interagir com quem de fato está perto de você.

Estabeleça limites e proteja o seu tempo livre, não marcando compromissos nesses momentos, atividades de trabalho devem se restringir ao período reservado para isso.

Todos passamos por dificuldades e problemas, a diferença está em como lidamos com cada um deles. Se temos problemas em casa, com o tempo eles podem refletir no trabalho, causando desconcentração e diminuindo a produtividade.

Se a situação se agravar não deixe de comunicar, lembrando de falar sempre com quem pode resolver a situação, evitando expor para os colegas, por exemplo.
Preze pelo seu bem-estar psicológico e emocional, algumas empresas possuem um departamento de RH aberto ao diálogo, não deixe de procurar ajuda quando achar necessário.

É impossível separar completamente a vida pessoal da profissional, mas buscar o equilíbrio é a chave para ganhar qualidade de vida.
É preciso estar aberto às mudanças, que nem sempre são fáceis, de começo podem causar desconforto e dificuldades de adaptação. Mas com o tempo bons hábitos geram uma mudança de comportamento significativa, para que você possa ter sucesso na carreira profissional e ter tempo para a vida fora da empresa.

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