Rogério Gonçalves

Empatia no Trabalho

(*) Por Rogério Gonçalves (Instagram: @rogergoncalves.coach)

Em seu ponto de vista, ter empatia no trabalho é relevante? Ainda que a empatia seja pertinente ao caráter, e não as capacidades de um profissional, essa prática de comportar-se é uma condição que colabora muito para um ambiente de trabalho salutar, assim como para o sucesso dos negócios. Não reconhece? Pois, de acordo com o relatório CX Trends Report 2021, 49% dos clientes de organizações consideram que os agentes de relacionamento sejam empáticos.

Empatia: essência
Antes de entrar na prerrogativa da utilização da empatia no trabalho, estabelecerei o que é empatia. De acordo com o dicionário Aurélio, empatia é “uma resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva positiva à situação de outra pessoa e não à própria situação”. A definição de empatia não é alguma coisa exata, visto que, por se tratar de uma capacidade socioemocional, o entendimento de o que é ser um indivíduo empático, pode inclusive soar de forma relativa, tendo em vista que, ninguém é apto a sentir exatamente o mesmo que outra pessoa.

O que são as soft skills?
As capacidades socioemocionais são qualidades e competências relacionadas ao crescimento pessoal do indivíduo, que auxiliam a conservar relacionamentos salutares com as outras pessoas e com nós mesmos. Elas são o alicerce para a concepção de relações entre grupos sociais distintos e colabora para a superação dos desafios cotidianos.

Como demonstrar empatia no trabalho?
Agora que você já sabe o que é empatia no trabalho, deve estar imaginando em como ela atua na prática, no cotidiano, e o que pode fazer para adotar nos seus costumes. Então veja a seguir.

Cogite outras opiniões
Você não é empático com outra pessoa se você concede que apenas sua opinião é a correta. Frequentemente, as circunstâncias não possuem apenas uma maneira de lidar. Constantemente, existem aspectos que você não conhece e interferem os comportamentos o discernimento. Para comprovar empatia, é necessário compreender a opinião da outra pessoa. Fazendo isso, você está apto(a) a se colocar no lugar dela e entendê-la. Dependendo do caso, pode, até mesmo, recomendar alternativas para auxiliá-la, se quiser.

Entenda o ponto de vista do outro
As pessoas comportam-se de determinadas maneiras porque admitem que estão fazendo o melhor para elas mesmas ou para os acontecimentos. É relevante identificar isso. Contudo não se esqueça que identificação não significa aprovação. Você pode apenas concordar que o outro tem um ponto de vista distinto do seu e que ele tem motivos para pensar assim.

O que vale é chegar a um acordo com o outro e saber que distintas opiniões podem chegar à mesma meta.

Os 3 tipos de empatia

  1. Empatia cognitiva
    Essa empatia compreende a qualidade de entender o sentimento de outrem. Ela é mais racional e menos emocional. É o tipo mais comum e definição mais frequente do conceito de empatia. No trabalho, essa empatia é benéfica em horas de confrontos, problemas e dificuldades. Conseguir compreender o outro sem estar passando pelo mesmo problema, é uma vantagem para os profissionais que trabalham em equipe, por exemplo.
  2. Empatia emocional
    A empatia emocional (ou afetiva, se preferir), em compensação, age em um nível mais extenso e afetivo. Assim sendo, está relacionada à competência de compartilhar sensações e emoções vividas por outro indivíduo. Em um ambiente, com mudanças constantes e até mesmo inconstante, esse tipo de empatia é essencial. Além do mais, é uma habilidade essencial, sobretudo, para gestores de empresas, que precisam ajudar e estimular toda uma equipe.
  3. Empatia compassiva
    Para finalizar, o último tipo de empatia é a compassiva. Nesta, as ações (além da sensação e emoção) tomam conta com a meta de auxiliar a pessoa que está passando por adversidades ou problemas. No ambiente de trabalho, essa maneira de praticar empatia é bem-recebida. Em resumo, em um trabalho em equipe, identificar pessoas com problemas e auxiliar instantaneamente é visto como uma capacidade de destaque, que embala não só o próprio profissional como também o time.

6 formas para fortalecer a empatia no trabalho
Para praticar a empatia dentro do ambiente de trabalho, é preciso ser efetuadas várias modificações culturais dentro da empresa. Além do mais, é preciso primeiramente, condicionar os gestores sobre a relevância dessa competência. Abaixo destaco algumas providências que podem ser tomadas para fortalecer a empatia dentro do trabalho.

Ter gestores inclusivos
É relevante que os gestores tenham em mente que a inclusão é essencial, afinal a empatia está relacionada a identificar e concordar as discrepâncias de todos, por isso, os gestores inclusivos são essenciais nesse momento. Além disso, a empatia é uma soft skill que desenvolve diretamente a diversidade nas empresas, tornando um ambiente mais seguro para todos.

Possuir um quadro de gerência empático
O comportamento dos gestores é essencial nesse processo, afinal, eles também precisam praticar a empatia dentro do ambiente de trabalho. Isto é, de que adianta ter um discurso preparado para as demais pessoas, cobrar esse comportamento delas, se a própria gestão não coloca em prática essa capacidade.
Os gestores são a primeira referência para os demais colaboradores, por isso, é essencial que eles sejam habilitados, que se envolvam no cotidiano de todos e seja comunicativo para que os demais entendam a relevância de praticar a empatia.

Possuir uma percepção colaborativa
A percepção também é um dos pontos mais relevantes da empatia, e fazer com que as pessoas compreendam a existência dela, é essencial, pois, assim eles se sentirão mais à vontade para apresentar suas opiniões e pontos de vista. E ver que seus gestores ouviram e colocaram em prática, faz com que elas se sintam mais respeitadas e pertencentes à empresa. Por isso, é essencial meios de comunicação abertos, para que as opiniões surjam cada vez mais.

Oferecer agilidade
A agilidade está diretamente relacionada a um ambiente de trabalho mais empático e socializado, por isso, ser uma empresa e ter gestores mais ágeis, propiciam muitas vantagens. Afinal, está cada vez mais complicado reunir o trabalho com as questões pessoais, que sobretudo necessitam ser resolvidas dentro do horário comercial, que é o horário em que a maioria dos profissionais estão trabalhando.
Um exemplo muito claro de agilidade, é quando a empresa proporciona políticas como a short friday. Isso fará com que os colaboradores fiquem mais satisfeitos, produzam mais e tragam mais resultados positivos para a empresa.

Investir em conhecimento e modernização
Compreender que os erros ocorrem e fazem parte do processo, é um aspecto das pessoas em geral, incluindo os gestores, que desenvolvem a empatia. O que é necessário enfatizar, é que a empatia não mostra o erro de maneira negativa, mas sim como maneira de conhecimento e encorajamento, para que todos busquem entendimento para não incorrer nos mesmos erros novamente.

Proporcionar a diversidade e inclusão
Por fim, da mesma maneira que é relevante ter gestores inclusivos, é relevante que os demais colaboradores compreendam a relevância da diversidade e da inclusão. Isto é, admitir e especialmente concordar com as diferenças dentro do ambiente de trabalho, é essencial para ter um ambiente empático.

Conclusão
Tanto as pessoas quanto a empresa podem se favorecer com colaboradores mais empáticos no trabalho. Estimular um bom relacionamento entre as pessoas e um clima organizacional traz vantagens que podem ser refletidas nos números. Mas, sabemos que afirmar a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande estímulo. Por isso, contar com o auxílio de uma equipe variada de especialistas como coaches, psicólogos e terapeutas podem ajudar nessa jornada.

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em desempenho e estimule os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional.

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2 Replies to “Empatia no Trabalho”

  1. Excelente artigo sobre a importância da empatia no trabalho! Compreender as diferentes formas de empatia e como aplicá-las no cotidiano é essencial para um ambiente saudável e próspero.

  2. Achei muito pertinente o tema ” empatia” desenvolvido por Roger Gonçalves. Perceber o outro e compreender o outro abre- nos horizontes mais promissores, uma vez que o trabalho em equipe é a junção de vários ” outros” trabalhando para alcançar um objetivo em comum e atingir uma meta. Um líder empático consegue encontrar o equilíbrio entre as habilidades e as necessidades que esse outro possui estimulando a empatia nos grupos e, consequentemente, a aceitação de opiniões divergentes, sem prejuízo para outrem ou para o próprio trabalho. Quando as divergências são tratadas como reflexão positiva, cada um e o grupo crescem, tornando a empatia uma dos elementos essenciais ao desenvolvimento das boas relações no ambiente de trabalho. Parabéns, Roger, por abordar esse tema tão fundamental nos dias atuais.

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