ROGERIO GONCALVES

Como lidar com o desânimo no Trabalho?

(*) Por Rogério Gonçalves – Instagram: @rogergoncalves.coach – De vez em quando despertamos desanimados para enfrentar um dia de trabalho, não é mesmo? Ter alguns momentos de desmotivação é normal, porém, esse panorama não pode se tornar um costume. Assim sendo, para te auxiliar a compreender a pergunta “como lidar com a desmotivação no trabalho?”, reuni algumas dicas que vão orientar seu caminho de volta ao encorajamento.

O desânimo no trabalho é uma questão profundamente temerária para as empresas. Com ele pode vir desligamentos, declínio na produtividade, na qualidade do trabalho, além de várias outras consequências. Os líderes das organizações são os mais apropriados para identificar e ocuparem-se a esse problema. Eles são as referências fundamentais para os times e quem são os mais preparados tomar decisões que interfiram nas causas do desânimo.Tendo determinado essa conjectura, devemos compreender o desânimo no trabalho de maneira instrutiva.

Desânimo e ânimo caracterizam uma continuidade. Ou melhor, são extremidades de uma mesma estrutura, por conseguinte, a sensação de desânimo/ânimo move-se nesta estrutura. E se há ânimo, não há desânimo. Sendo assim, a melhor direção para lidar com o desânimo, é produzir um local de trabalho animador que se equivale de vínculos de trabalho também animadores.

QUAL A RELEVÂNCIA DE EVITAR A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO?

Sem fazer rodeios, o desânimo no trabalho é uma ameaça preocupante à produtividade da organização.
O desânimo no trabalho é uma das fundamentais causas que provocam à baixa performance dos profissionais. E o complicador disso tudo é que essa situação não é uma dificuldade que aparece do nada. O desânimo no trabalho é consequência de uma consternação aglomerada, que foi empurrada no decorrer do tempo e, em algum instante, chega ao seu ápice. Por consequência é que o acompanhamento por parte dos líderes é tão relevante. Observe em seguida as 5 causas básicas do desânimo, e o que você pode realizar para alterá-las em ânimo fortalecido.

Falta de Reconhecimento

Esta é uma maneira contumaz de desânimo nas organizações, e ela não é visivelmente entendida por muitos líderes.
Reconhecimento não ocorre simplesmente com honorário ou gratificações pelo trabalho.

Comunicação Incompetente

A comunicação é constantemente uma via de mão-dupla. Tanto a organização deve se trabalhar em disseminar os conhecimentos e as diretrizes de maneira transparente e concreta, quanto deve garantir que haja canais eficazes para obter a comunicação gerada pelas pessoas da empresa.

Enfrentamentos nas Equipes

Uma equipe equilibrada deve ser valorizada para impedir o desânimo.
O instrumento ideal para identificar os motivos geradores dos enfrentamentos nas equipes é a Pesquisa de Clima Organizacional.

Desânimo no Trabalho por Metas Descabidas

Há dois aspectos para o desânimo por metas: um em que as metas são inalcançáveis e outro em que as metas são desprezíveis.
Na conjuntura ideal, as metas nunca são determinadas pelo gestor, elas são definidas depois de apropriada análise de relevância.
Feedbacks Inapropriados dos Gestores Feedbacks constantes são fundamentais para conservar o ânimo das pessoas das empresas. Os feedbacks não devem acontecer apenas em encontros mensais, devem ocorrer frequentemente.

COMO MANTER O TIME ANIMADO?

Um gestor tem função essencial para preservar a animação de seu time de trabalho. Observe algumas posturas consideráveis para uma ótima liderança:
Identifique as Realizações das Pessoas da Empresa
Reconheça o esforço, aplicação e façanhas das pessoas. Expresse que você está vigilante a elas e que identifica aquilo que eles têm realizado e sua relevância para a organização.

Invista nas Pessoas da Empresa

Investir no desenvolvimento profissional das pessoas é uma ótima razão estimuladora, que acrescentará a vontade do profissional em continuar na empresa e se aplicar a ela.

Feedback Mais Humanitário

Experimente entregar feedbacks com mais humanidade, caracterizando e elevando os pontos fortes e mostrando os pontos de melhoria e apresentar as oportunidades de forma tênue e sem parecer uma repreensão, ficando à disposição para auxiliar o colaborador a triunfar perante os desafios.

Dê Voz e Poder ao Time

Preste atenção no que seu time tem a expressar. Um bom gestor é aquele que dá atenção à sua equipe.

Comunicação Transparente e Concreta

A comunicação entre gestor e equipe precisa ser verdadeira e, para isso, deve ser transparente e concreta, com as menores interferências possíveis.
O desânimo no trabalho via de regra é motivado por algo, ou alguém que gere desconforto em uma pessoa na empresa, a ponto de o colaborador não manifestar a melhor predisposição ao efetivar suas tarefas.


É bastante significativo que a organização tenha uma cultura organizacional bem constituída, e gere critérios que impeçam circunstâncias de desânimo das pessoas, além de que, entendendo bem os colaboradores, ela consegue compreender quando as circunstâncias são ou não motivadas pela empresa.
Muitas vezes, as razões do desânimo estão relacionadas às falhas de gestão, o que requer melhor atuação e cuidado, tanto do setor de RH, quanto dos gestores de equipes, que devem ocupar-se para impedir que essas razões se tornem um contratempo ainda maior.

Gostou deste conteúdo?
Não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!
Veja mais conteúdos no Instagram: @rogergoncalves.coach

ROGERIO GONCALVES
ROGERIO GONCALVES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *