Rogério Gonçalves

Ascensão na Carreira

(*) Por: Rogério Gonçalves (Instagram: @rogergoncalves.coach) – A ascensão na carreira é um momento muito desejado pelos profissionais. Os colaboradores de uma empresa buscam a ascensão pois esta é uma forma de ser reconhecido por seu empenho e seus esforços na organização. Por esse motivo, quando surge uma nova oportunidade na empresa, é fundamental avaliar se ela já não pode ser ocupada pelas pessoas que trabalham na organização.
Dessa maneira, os profissionais se sentem mais entusiasmados e possuem uma meta a ser atingida. Considerando a relevância da ascensão na carreira, preparei esse artigo que irá abordar como as empresas podem adotar essa prática na cultura organizacional e quais as vantagens ela vai propiciar para a organização e para o colaborador.
A ascensão de carreira é uma aprovação aos resultados que a pessoa possibilita para a empresa. Na maior parte dos casos, a ascensão acontece com a promoção para um cargo mais elevado ao que é ocupado na atualidade. A ascensão interna na organização ainda é a maneira mais habitual que as empresas usam para ocupar posições chaves. Em algumas situações, as oportunidades não são publicadas no mercado e são preenchidas por pessoas que já trabalham na organização e vivenciam a cultura.
Qual a relevância da ascensão para as organizações e seus colaboradores?
Ademais do benefício da vivência e entendimento prévio com o time e com os métodos de trabalho, há ainda a dos custos compreendidos com a ocupação de uma posição em aberto. Engajar pessoas de fora tem o significado de abrir extensos e, muitas vezes custosos, processos seletivos. E sempre há o risco de a empresa não encontrar o profissional que necessita.
Sendo assim, a ascensão é uma medida que costuma contentar a todos. Para a organização, ascender alguém que já pertence aos seus quadros sai mais barato e se mostra mais produtivo, já que existe menor investimento em treinamento. Por fim, quem já conhece a empresa prescinde um período mais curto para a adaptação. Já para os colaboradores, além da segurança, entra a questão do incentivo e da oportunidade de realização de projetos pessoais.
Mesmo porque é muito bom saber que seu trabalho é reconhecido – e que há uma política da organização voltada para isso.

Como conseguir uma ascensão profissional?

Supostamente, você está lendo este artigo para saber como uma ascensão profissional, correto? As dicas abaixo são práticas e podem ser usadas para qualquer colaborador, desde aqueles jovens até os mais experientes. Analise abaixo!

  1. Saiba quais são as metas
    Não basta é suficiente desejar por uma ascensão profissional (mesmo porque, no íntimo, é o que todos desejamos), é necessário saber em qual estágio você está na sua vida profissional e onde quer alcançar. Ter essas metas definidas tornará o processo mais simples e claro. Você pode apresentar argumentos da sua rotina. A título de exemplo, se hoje você é jovem, mas confia que desenvolve funções de colaboradores mais experientes, pode utilizar essa informação a seu favor.
  2. Saiba ouvir feedbacks
    Os feedbacks, quando positivos, devem ser recebidos de forma construtiva. Finalmente, com eles nós conseguimos refazer o que não está dando certo e avançar naquilo que já está funcionando. Por esse motivo, enquanto profissionais, é muito relevante que todos nós estejamos prontos para recebê-los, sabendo que podem chegar desde cargos acima, da mesma forma que dos colegas de trabalho.
  3. Trabalhe na sua inteligência emocional
    A inteligência emocional pode ajudar como uma verdadeira ferramenta para que as doses de empenho, dedicação e disciplina estejam corretamente equilibradas. Essa concepção psicológica pode ser determinada como a competência de identificar suas emoções e seus sentimentos com mais facilidade. Quando essa inteligência está avançada, você consegue ter maior domínio e atitude para buscar uma nova ascensão profissional.
  4. Saiba como funciona a organização profundamente
    Como sinalizado preliminarmente, o processo de ascender profissionalmente varia de empresa para empresa. Dessa maneira, é essencial você compreender como funciona dentro da sua. Para esse fim, é provável bater um papo com alguém da equipe de RH ou até mesmo com o seu gerente direto, elucidando todas as incertezas e entendendo quais são as possibilidades no futuro.
  5. Tenha um bom envolvimento com seus parceiros de trabalho
    Frequentemente, as pessoas que conseguem ter uma visibilidade maior na organização também possuem um bom relacionamento com seus parceiros. Esse bom envolvimento também se estende com consumidores, colegas e fornecedores. Muitos podem julgar isso pouco importante, mas a verdade é que ter bons envolvimentos é uma das habilidades interpessoais mais procuradas por recrutadores hoje em dia.
  6. Demonstre em números o seu destaque
    Quando você estiver decidido a solicitar uma ascensão na carreira, que tal demonstrar em números o quanto o seu trabalho está sensibilizando de forma positiva a empresa? E esses números podem vir em forma de Indicadores-Chaves de Desempenho. Os KPIs de performance podem ser comprovados em apresentações formais ou até mesmo por um e-mail bem estruturado.
  7. Aprimore as suas habilidades
    A organização já sabe que você é bom no que faz — por isso ela te contratou —, mas ela também espera que você vá mais adiante. É aí que aparece a demanda de melhorar as suas capacidades. E existem diversas maneiras de proporcionar o desenvolvimento, como conhecer um novo software do mercado, ou como aprender a falar inglês fluentemente.
  8. Tenha determinação
    Pode ser que sua empresa já esteja preparando a sua ascensão, mas os gestores contam por uma determinação sua para esse momento se realizar. Consiga cada vez mais entendimento sobre a sua organização e sobre a posição que está tanto desejando. Assim, a ascensão na carreira passará de uma simples oportunidade para uma realidade.
    As informações acima são excelentes para quem almeja salientar ainda mais no ambiente corporativo.

Afinal…

Quando você é novo na empresa, há uma fronteira para o quão alto você pode subir e em quanto tempo. Você não quer bater na porta de imediato para a ascensão. Mesmo que você esteja efetuando o que é dado a você e seja íntegro com sua conduta e capacidades de liderança, a organização necessita acreditar em você. E a segurança, é óbvio, vem com o tempo.
Desta maneira, não espere ser ascendido em apenas alguns meses. Não há integralmente nenhum artifício que possa ajudá-lo a fazer isso. O que você pode fazer, todavia, é usar satisfatoriamente todos os mecanismos e informações para subir a escada um passo de cada vez. Como já apontado, a ascensão tem que ser uma mesclagem de ser necessário para sua empresa e um colaborador e parceiro verdadeiro.
Verbalizar sobre seus anseios de ascensão desde o início também auxiliará e se transmitirá com seus gestores sobre o mesmo. Como já referido acima, é indispensável responder como ser ascendido profissionalmente.

Gostou deste conteúdo?
Não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!
Veja mais conteúdos no Instagram: @rogergoncalves.coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *