A iniciativa pretende beneficiar 500 estudantes que realizam tratamento de câncer infantojuvenil no hospital
Em mais um projeto que visa promover o bem-estar social, a Fundación MAPFRE e o Hospital do GRAACC se unem com o objetivo de manter a continuidade dos estudos dos pacientes oncológicos que se encontram impossibilitados de frequentar suas escolas de origem, os quais contarão com o atendimento e acompanhamento educacional de profissionais da área.
Além das necessidades de ensino, as escolas exercem um papel crucial na experiência de socialização de crianças e adolescentes. Considerando isto, a Fundación MAPFRE, em parceria com o Hospital do GRAACC, espera apoiar 500 alunos-pacientes por ano, possibilitando que esses estudantes retornem para as mesmas turmas que os acompanhavam antes do tratamento.
Graças ao Projeto Escola Móvel, os pacientes ambulatoriais e internados podem receber acompanhamento ajustado às suas necessidades educacionais, sempre com horizonte no currículo do ano escolar. São atendidas desde crianças da educação infantil, maiores de 5 anos, até adolescentes do ensino médio, inclusive os que estão em preparo para o vestibular.
O Hospital do GRAACC
O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além do diagnóstico e tratamento do câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.
É a primeira instituição do País, especializada em câncer infanto-juvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. O Hospital do GRAACC também está entre os nove hospitais brasileiros com especialidade em pediatria que integram o ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025, o qual reconhece os melhores centros médicos das principais metrópoles globais.
Em 2023, o Hospital do GRAACC atendeu 3,6 mil pacientes de todo o País e realizou mais de 21 mil consultas, além de cerca de 3,3 mil procedimentos cirúrgicos, 21,3 mil sessões de quimio e radioterapia e 110 transplantes de medula óssea.
Em mais de 30 anos de atividades, o GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infanto-juvenil no Brasil, com taxa média de 72% de chances cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para que cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro todo pela frente.
Sobre a Fundación MAPFRE
A Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e apoia iniciativas em cinco áreas: Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social; Ação Social; e Cultura. Com sede na Espanha e presença em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE, beneficia milhões de pessoas com os diversos programas desenvolvidos em todo o país nesse período. Desde então, trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o progresso social, garantindo a formação do cidadão e a conscientização da sociedade.