Resultados da pesquisa foram apresentados em evento híbrido
O Sincor-SP (Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo), realizou, no dia 21 de agosto, o evento “AVATEC: Tecnologia nas Corretoras de Seguros”, apresentando os resultados da pesquisa AVATEC e a premiação de dois smartphones entre os corretores que responderam a ela.
Com base nas respostas, também foram desenvolvidos módulos com especialistas para ajudar as corretoras nos pontos mais desafiadores identificados. Para ver os resultados da pesquisa na íntegra, clique aqui.
Para a realização do evento híbrido, foi montado um auditório no Centro de Atividades do Sincor-SP e a plateia pôde assistir presencialmente ao evento que estava sendo transmitido online. O público interagiu enviando perguntas, pelo chat da transmissão e pelo número de whatsapp divulgado, que foram respondidas ao vivo.
A segunda edição da pesquisa avaliou o grau de inovação e tecnologia das empresas, além de exibir no final a nota da corretora. As perguntas foram relacionadas ao interesse no tema, à qualidade dos equipamentos e de conexão com a internet, à utilização de software de gestão, à digitalização de propostas, ao uso de multicálculo, aos planos de marketing digital, à geração de leads e à comunicação com clientes. A coordenação da pesquisa foi da 1º vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, com a condução técnica do economista Francisco Galiza.
Resultados da pesquisa
No primeiro módulo do evento, o 2º secretário e diretor de Comunicação do Sincor-SP, Rogério Freeman, conversou com o economista e responsável técnico da AVATEC, Francisco Galiza, sobre os resultados da pesquisa e os pontos que as corretoras precisam de mais auxílio quando o assunto é tecnologia. Galiza explicou a metodologia de avaliação tecnológica das corretoras.
Foram 674 entrevistas, uma amostra muito boa das corretoras do Estado de São Paulo, segundo Galiza, e bastante similar à quantidade de 2020, quando foram 840 participações. U
ma das constatações da pesquisa foi o aumento do interesse em tecnologia: na AVATEC 2020, 38% dos entrevistados apontava como essencial, em 2024 o número subiu para 49%. Também houve aumento da digitalização de documentos: em 2020, 31% utilizava sistemas em nuvem, e o número agora subiu para 50%.
De acordo com a quantidade de pontos feitos ao final da autoavaliação, a corretora recebeu a nota: baixa, razoável, boa, muito boa ou excelente.
Uma pergunta extra não entrou no cálculo da AVATEC, mas ficou para registro: qual o conhecimento sobre novas tecnologias: computação em nuvem (constatado conhecimento regular, em média), inteligência artificial e chatbot (baixo), automação robótica, robôs assistentes virtuais, segurança cibernética avançada e big data (muito baixo).
A AVATEC também mostra que os corretores têm investido em tecnologia “da porta pra dentro”, ou seja, em equipamentos e softwares, mas ainda é preciso avançar na tecnologia “da porta pra fora”, explorando mais as redes sociais e comunicação com os clientes.
Tratamento de dados
No segundo módulo “Como tratar dados e transformar em negócios”, a 1ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, interagiu com o diretor de Operações, TI e Sinistros da Tokio Marine Seguradora, Adilson Lavrador, apresentando dicas aos corretores de seguros de como aproveitar as informações pessoais dos clientes para tratamento de leads e geração de novas oportunidades e vendas.
Todas as seguradoras têm tecnologia embarcada e o corretor precisa estar inserido neste contexto, não dá para ter medo.
Toda tecnologia que fazemos na Tokio Marine é voltada ao negócio e o corretor precisa explorar tudo o que o mercado oferece.
Ferramentas para os corretores
Por fim, no terceiro módulo “Plataformas para alavancar a venda de seguros”, o corretor de seguros Leandro Giroldo, apresentador do podcast SinPodOuvir e que participou do Comitê de construção da AVATEC, recebeu o especialista em Dados e Tecnologia da Porto, Felipe Castiglia, para mostrar ferramentas que já existem e estão à disposição da categoria para aumentar as vendas de seguros.
Castiglia comentou que o corretor possui uma excelente base de dados que poderia ser melhor aproveitada. “Estamos trabalhando fortemente para entregar informações relevantes para o corretor”, garantiu.
Conhecimento aliado a ação social
O valor de inscrição do evento foi totalmente destinado ao SOS Chuvas RS, em apoio aos securitários que são vítimas da calamidade no Rio Grande do Sul.