Expansão se deu pelos bons resultados das parcerias com grandes empresas, consolidando a seguradora como referência em modalidades como prestamista e garantia estendida.
Depois de um ano com importantes movimentações e parcerias, a BNP Paribas Cardif no Brasil, referência nacional em seguros massificados, encerrou 2023 com R$ 3,1 bilhões de faturamento – aumento de 21% em relação a 2022. O resultado se dá, em grande parte, graças ao bom desempenho do seu modelo de negócios B2B2C, que conta com empresas de vários setores para a distribuição de diferentes modalidades de seguros, trazendo maior capilaridade e alcançando públicos diversos.
Líder mundial em parcerias bancassurance, a BNP Paribas Cardif se destacou na relação com bancos e bancos de montadoras, especialmente com BRB, BV e Volkswagen. O segmento foi responsável por um crescimento de faturamento de 68% se comparado a 2022, movido pela implantação efetiva do primeiro ano de operação com o BRB – que entrou no portfólio da seguradora no final de 2022 – e pela recuperação do mercado automotivo em 2023, impactando positivamente o setor de seguros. Parcerias com instituições financeiras digitais, como Neon e PagBank, também tiveram expressivo êxito, com cerca de 97% de crescimento em relação ao período anterior. Adicionalmente, o desempenho com parceiros varejistas se manteve positivo, com média de crescimento em 6% na venda de seguros.
Alguns lançamentos que aconteceram em 2023 também tiveram destaque. É o caso do Proteção Saúde Magalu, que proporciona ao contratante cobertura para doenças graves como câncer, AVC e infarto, além de uma rede completa de serviços de saúde, que vai de telemedicina e telepsicologia a desconto em medicamentos e exames, entre outros. Na parceria com o BRB, houve o lançamento de três produtos: o seguro Prestamista; o Vida Individual, que marca a entrada inédita da BNP Paribas Cardif neste segmento; e o Crédito Protegido Sênior (70+), um prestamista destinado a pessoas de até 85 anos.
Segundo a executiva, 2023 foi um ano-chave para a companhia, com avanços que miraram o longo prazo tanto do ponto de vista de negócios quanto de tecnologia e pessoas. Entre eles, estão a renovação da parceria com o Magazine Luiza por mais 10 anos, a evolução da transformação digital e melhoria da experiência do cliente, com destaque para projetos de automação de sinistros e atendimento omnichannel.
Com mais de 23 milhões de certificados ativos, a seguradora recebe 1,2 milhão de novas apólices por mês. Dentre seus principais produtos estão o Proteção Financeira/Prestamista e a Garantia Estendida, além de Roubo e Furto com Quebra Acidental, Residencial, Proteção de conta/cartão e Garantia Estendida Veicular.
Simplificação e serviços agregados
Reconhecendo a deficiência de uma cultura de seguros mais desenvolvida no país, dado que a burocracia e a linguagem complexa de alguns contratos dificultam a compreensão das vantagens que as proteções oferecem aos brasileiros, a BNP Paribas Cardif segue adiante em seu propósito de tornar os seguros mais acessíveis.
Além disso, a companhia simplifica a comunicação nas vendas, com o máximo de transparência para que o cliente saiba bem o que está contratando, e a linguagem dos contratos, para que um público mais amplo possa ter compreensão das condições do produto.
Outro diferencial é que a BNP Paribas Cardif tem elaborado ecossistemas de serviços agregados para que o cliente utilize seus produtos para além do momento do sinistro. No Prestamista, por exemplo, uma das principais coberturas é para desemprego, mas o produto não se limita a essa cobertura, oferecendo uma rede extra de serviços que o torna mais completo, como acesso ao Coursera, uma plataforma online para capacitações; auxílio para montagem de currículo; simulação de entrevista de emprego; comparativo salarial e outros.
Para manter um crescimento acelerado até 2030, a BNP Paribas Cardif se prepara para expandir seus negócios, se consolidando como a grande líder de seguros massificados do Brasil.
A companhia traçou diretrizes para que consolide as relações com os parceiros varejistas e de bancos, além de potencializar ainda mais as oportunidades de expansão com os digitais.
Um exemplo disso é o desenvolvimento de interfaces personalizadas plug and play, que permitem a venda de seguros de forma mais dinâmica e digitalizada. Outro ponto em que a seguradora está empenhada é no desenvolvimento de soluções que propiciam uma experiência omnichannel em toda a jornada da apólice, com a integração de diferentes canais – online e offline – para solicitação de serviços, realização de consultas e acionamento do seguro.
Inteligência Artificial
Todo esse trabalho tem abastecido a BNP Paribas Cardif com um banco de dados robusto que serve de base para o desenvolvimento de soluções e inovações de analytics e machine learning, facilitando tanto a relação com o parceiro quanto o atendimento ao cliente.
Apesar disso, a BNP Paribas Cardif está atenta para que o desenvolvimento tecnológico esteja em linha com seus processos de humanização das relações, seja no trato com os parceiros ou com os clientes.
Sobre a BNP Paribas Cardif
A BNP Paribas Cardif é líder mundial em seguro de crédito*, oferecendo aos seus mais de 80 milhões de clientes produtos e serviços que lhes permitam atingir seus objetivos, ao mesmo tempo que proporcionam proteção e segurança contra imprevistos. A companhia está empenhada em ter um impacto positivo na sociedade e em tornar os seguros mais acessíveis.
Subsidiária do Banco BNP Paribas, a seguradora possui um modelo de negócio único baseado em parcerias, oferecendo soluções de seguro para mais de 500 parceiros que atuam em diversos setores, como bancos e instituições financeiras, empresas do setor automotivo, varejistas, telecomunicações e energia. Com presença em mais de 30 países e forte atuação na Europa, Ásia e América Latina, a BNP Paribas Cardif é especialista global em seguros pessoais e um player importante de financiamento da economia.
Com cerca de 8 mil funcionários em todo o mundo, a BNP Paribas Cardif teve faturamento bruto de € 30,3 bilhões, em 2023. Mais notícias sobre a BNP Paribas Cardif no Linkedin, X ou Clicando Aqui
*Fonte: Finaccord – 2023
Sobre a BNP Paribas Brasil
Maior especialista em seguros massificados em apenas 23 anos de atuação no país, a BNP Paribas Cardif Brasil desenvolve soluções de proteção distribuídas por meio de parceiros estratégicos nos mercados de Bancos, Varejo e Digital. A companhia possui mais de 23 milhões de certificados ativos e comercializa aproximadamente 1,2 milhão de novas apólices por mês. Em 2023, o faturamento total da BNP Paribas Cardif Brasil foi de R$ 3,1 bilhões.