Crescimento das vendas exige atenção redobrada no gerenciamento de riscos para evitar prejuízos operacionais e financeiros
Marcada para o dia 29, a Black Friday chega ao Brasil pelo 14º ano consecutivo, carregada de expectativas otimistas. De acordo com uma pesquisa do Mercado Livre e do Mercado Pago, 85% dos brasileiros planejam participar das promoções, enquanto as vendas online devem crescer cerca de 9%, conforme estudo da Neotrust Confi.
Nesse cenário de aquecimento no consumo, a cadeia de transportes assume um papel fundamental e enfrenta desafios significativos relacionados à segurança das cargas.
Denis Teixeira, vice-presidente da Alper Cargo, unidade da Alper Seguros especializada em soluções de proteção para transportes, aponta que o afrouxamento na gestão de riscos, especialmente em períodos de alta demanda, pode resultar em prejuízos eventuais.
O cenário atual é corroborado por dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, que indicam que, das mais de 6,7 mil ocorrências de roubo, furto e receptação de cargas registradas em 2023, cerca de 27% aconteceram nos últimos três meses do ano. Esse aumento coincide com a maior movimentação comercial do período.
O executivo da Alper Seguros reforça:
Em 2024, o Brasil enfrentou um aumento preocupante nos casos de roubo de cargas. Somente no primeiro trimestre do ano, o estado de São Paulo registrou 264 ocorrências de roubo e furto, representando um aumento de quase 28% em comparação com o mesmo período de 2023.
Este crescimento nos índices de crimes contra transporte de cargas gerou impactos econômicos significativos, com prejuízos que afetam não apenas o setor logístico, mas toda a cadeia de suprimentos e distribuição.
Empresas têm buscado soluções tecnológicas, como sistemas de rastreamento por inteligência artificial, para tentar mitigar as perdas e melhorar a segurança.
Nesse aspecto, a tecnologia tem se tornado uma aliada na gestão de riscos, especialmente em períodos críticos. A Alper Cargo, por exemplo, desenvolveu soluções que integram diferentes camadas de proteção para um monitoramento contínuo e eficaz das rotas de transporte.
A empresa também oferece consultoria personalizada, que pode incluir medidas como escolta armada, fiscais de rota com imobilizador por radiofrequência e iscas eletrônicas para proteger mercadorias de alto valor. Essa abordagem busca não apenas mitigar riscos imediatos, mas também fomentar uma cultura de prevenção que assegure a continuidade e a segurança das operações, mostrando que a mitigação de riscos vai muito além de um seguro contratado para a carga.
Para saber mais sobre as soluções da Alper Cargo, visite: www.alperseguros.com.br/servicos/seguros-para-transportes
Sobre a Alper Seguros
Fundada em 2010, a Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. é uma empresa especializada em gestão de seguros corporativos, benefícios, massificados, seguro auto e transporte, com atuação em todo país, nos mais diversos segmentos, pautados pela inovação e tecnologia em busca de otimização e transparência aos processos. Com mais de 1000 funcionários e 24 escritórios pelo país, ao todo são 19 empresas adquiridas sob a atual gestão.