Cristina Caldeira, CEO da Unioncorp, apresentou a oportunidade no CQCS Insurtech & Inovação 2024
O painel “Inovação na Capitalização”, apresentado no segundo dia do CQCS Insurtech & Inovação 2024, 13 de novembro, trouxe Cristina Caldeira, CEO da Unioncorp, corretora especializada em seguros para o segmento imobiliário, para falar sobre um produto de capitalização que está nas mãos dos corretores de seguros.
Trazer os títulos de capitalização para um aporte que dá garantia para o aluguel, já é uma inovação para a maioria das pessoas.
A CEO da Unioncorp defendeu que o canal corretor de seguros é essencial para a expansão deste produto no mercado, já que tem conhecimento para explicar as particularidades do título e dar segurança ao cliente na hora da contratação.
O produto foi criado há 20 anos pela SulAmérica e a Unioncorp foi uma das primeiras corretoras de seguros a comercializar. “Hoje, temos entre os maiores players do mercado a Brasilcap, a Porto Cap, e a Icatu, que assumiu a carteira da SulAmérica em 2019”.
O potencial deste negócio é enorme. De acordo com a Susep, a utilização do título de capitalização como garantia locatícia arrecadou mais de R$ 1 bilhão entre janeiro e abril de 2024.
Na visão de Cristina Caldeira, a inovação neste segmento deve começar pela comunicação.
O painel, que contou com mediação da corretora de seguros Cristianne Piola, teve também a participação de Rafael Jordão Fonseca, gerente de Negócios Varejo Nacional da Brasilcap, apresentando inovações no segmento de capitalização, que agora oferece um ecossistema de negócios, com licitações e garantias contratuais; garantias de crédito e locações; e acordos judiciais.
E a visão de Gustavo Rosa, consultor de mercado da Rosen Nebula, que apontou oportunidades do mercado de capitalização para a sociedade brasileira.
Foto: Cristina Caldeira, no painel “Inovação na Capitalização”