Segundo o estudo, a queda se deve a entrada de nova capacidade no mercado, em 2024, e ao aumento do apetite entre as seguradoras
A Gallagher, uma das principais corretoras de seguros, gestão de riscos e consultoria do mundo, acaba de lançar um relatório global, elaborado pelos escritórios do Brasil e de Londres, apresentando um panorama sobre o mercado segurador com foco em mineração.
Segundo a corretora, as renovações do primeiro trimestre, neste setor, fornecem uma previsão sólida para o restante do ano, com sinalização de manutenção de taxas a agravos menos agressivos se comparado a anos anteriores. É possível inclusive ver riscos bem gerenciados e sem sinistros, alcançado descontos na renovação de suas apólices.
O relatório aponta ainda que os subscritores de risco continuarão a focar em elementos de engenharia e qualidade de risco, influenciados por cenários recentes de sinistros e segurança de suprimentos. A invasão da Rússia à Ucrânia e a instabilidade política e civil em territórios como África do Sul, Estados Unidos e Peru, também impactam diretamente na análise do risco para o mercado de mineração. Assim como as greves trabalhistas do setor, em prol de melhores condições e salários, e as eleições em mais de 40 países, previstas para 2024.
As credenciais de ESG para avaliação dos riscos também aparecem na análise.
O relatório também faz um alerta para o risco das mudanças climáticas e o impacto que essas alterações já estão causando nas operações de mineração em todo o mundo.
Como é de conhecimento do setor, nos últimos seis anos houve uma redução significativa da capacidade de produção do carvão, resultando em uma demanda maior do que a oferta. Paralelamente, as avaliações do mercado segurador para o uso do carvão térmico ainda continuam inflacionadas e, consequentemente, pouco utilizadas pelos clientes.
Com isso, muitos já estão utilizando medidas proativas, como a implantação das cativas e a transferência de risco alternativa. A corretora indica ainda que há sinais de que a capacidade de resseguro para o carvão possa estar diminuindo, fazendo com que os clientes busquem a autossuficiência a longo prazo.
Segundo o relatório, os clientes também podem esperar uma leve redução nos aumentos de taxas para Responsabilidade Civil, após vários anos de crescimento.
A análise também traz a notícia positiva sobre dois novos entrantes no mercado, focado exclusivamente em riscos africanos.
Mercado brasileiro com boas projeções
Segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), receberá um investimento aproximado de USD 64 bilhões até 2028, destinados a atender a transição energética e nossas reservas em níquel, terras raras, nióbio, lítio, cobre entre outros. Os investimentos devem gerar ainda mais oportunidades para o mercado segurador com novas possibilidades de negócios e aprimoramento das apólices.
Sobre a Gallagher:
A Gallagher é uma das maiores empresas de corretagem de seguros, gestão de riscos e consultoria do mundo. A Companhia mantém os mais altos padrões de ética, baseados no The Gallagher Way, um conjunto de valores e posturas levados à risca em todos os países onde atua. Com mais de 32.000 funcionários em todo o mundo, a Gallagher está conectada aos lugares onde faz negócios.
No Brasil, começou suas operações de resseguro em 2017 e de seguros em 2021. No último ano, a empresa contava com cerca de 35 colaboradores e, atualmente, são cerca de 200, o que comprova o total interesse e a capacidade de investimento do Grupo.