A Allianz Seguros participou da sexta edição do CQCS Insurtech & Inovação, realizada nos dias 12 e 13 de novembro, no Pro Magno, em São Paulo.
Com estande e presença ativa de seus executivos em plenárias e painéis, a empresa reafirmou a sua contribuição para a inovação do setor de seguros. O presidente da Allianz Seguros, Eduard Folch, destacou os principais tópicos das discussões do CQCS Insurtech & Inovação como itens essenciais para o mercado segurador: pessoas e inovação.
O executivo aproveitou a ocasião para apresentar ao público a Allianz X, braço de investimento do Grupo Allianz, que já alocou 2 bilhões de euros em apoio a insurtechs e fintechs, com um portfólio de 12 unicórnios. Esse investimento estratégico permite parcerias com empresas inovadoras em ecossistemas relevantes, mantendo a seguradora na vanguarda das transformações globais do setor.
Essa visão de inovação é igualmente priorizada no Brasil, onde novas tecnologias, como processos digitais de sinistros e chatbots para atendimento a corretores e clientes, já foram incorporadas com sucesso.
Plenária “Confiança e transformação: os motores duplos do sucesso na era da IA”
Pela primeira vez na América Latina, Manuela Diviach, head de Operações, Organização e Dados do Grupo Allianz, abordou a confiança como elemento essencial para o sucesso na era da inteligência artificial.
A executiva apresentou os cinco pilares que sustentam a estratégia de confiança da Allianz. O primeiro pilar é a transformação dos processos de sinistros, onde o uso da IA permite resultados quase instantâneos, com liquidação de sinistros em minutos, otimizando a eficiência e reduzindo as tarefas manuais.
O segundo pilar é a qualidade dos dados. Manuela destacou que a padronização e a qualidade dos dados são fundamentais para garantir que a IA opere com precisão e segurança.
Em terceiro lugar, a executiva abordou a governança da IA, ressaltando que a Allianz segue cinco princípios para uma abordagem responsável: “transparência, privacidade, ação e supervisão humana, justiça e não discriminação, e responsabilidade”.
Esses princípios orientam o uso ético e seguro da tecnologia.
O quarto pilar é a evolução da missão da Allianz, que agora vai além da proteção e inclui um foco em prevenção. “Estamos ajudando nossos clientes a prevenir ou, pelo menos, mitigar riscos”, explicou, destacando a importância de entender detalhadamente os perfis de risco dos clientes para atuar de forma proativa.
Por fim, é a transformação do relacionamento com o cliente. Com o apoio da IA, a Allianz busca ser mais do que uma seguradora, posicionando-se como uma consultora de confiança que apoia os clientes em decisões mais informadas e proativas sobre seus riscos.
Painel “Transformando grandes organizações na velocidade digital”
Na tarde do primeiro dia, 12, Eduard Folch participou de um painel em que abordou os desafios da transformação digital em um cenário de inovações constantes.
O presidente da Allianz Seguros destacou que o mercado, em diferentes setores, necessita de pessoas que tenham a capacidade de se adaptar às mudanças ocasionadas pela tecnologia.
Eduard ressaltou que a tecnologia, aliada às experiências das pessoas, contribuem para o aperfeiçoamento de diferentes mercados.
O executivo lembrou, ainda, que atualmente há tecnologias capazes de se conversar entre si.
Painel “Corretorcentrismo, reinventando a estratégia vencedora”
Em seguida, Nelson Veiga, diretor executivo Comercial, destacou a importância fundamental do corretor para o sucesso das operações da empresa.
Ele afirmou que
Nesta esteira, Nelson ressaltou os benefícios estratégicos de ter o corretor no centro, como o crescimento sustentável, a precisão nas vendas consultivas e a influência dos corretores como embaixadores da marca
Para fortalecer os corretores, a Allianz implementou várias iniciativas, incluindo processos e serviços eficientes, melhores produtos e capacitação contínua. Os encontros +Capaz, por exemplo, que visam auxiliar na capacitação dos parceiros e na ampliação de seus negócios por meio de um portfólio amplo e diversificado, já impactou mais de 4 mil corretores desde o início do ano.
Painel “Ferramentas inovadoras transformando canais”
Para fechar o primeiro dia de apresentações, Rosely Boer, diretora executiva de Operações e TI, destacou que “o Brasil já atingiu a média de 1,2 smartphones ativos por habitante”.
A partir desses dados, a executiva enfatizou que essa realidade evidencia um país altamente conectado, refletindo uma demanda crescente por serviços digitais em todos os segmentos e reforçando a necessidade de uma experiência do cliente que seja intuitiva e resolutiva.
Rosely também mencionou que a Allianz, após dobrar de tamanho, investiu estrategicamente em tecnologia, incluindo a estruturação de um data office e a automação de processos, melhorando a eficiência e a satisfação dos clientes e corretores.
Ela destacou outros pontos positivos como o aperfeiçoamento do aplicativo da companhia, que incorporou novos serviços e benefícios aos clientes, a carteirinha digital, a qual permitiu acesso direto à abertura de assistências via WhatsApp e a 31 autosserviços por meio de um chatbot disponível 24 horas por dia, além de mais de 50 serviços no chat assistido.
Com isso, a executiva concluiu que
Painel “Otimizando a satisfação do cliente no sinistro como estratégia”
No segundo dia de evento, 13, Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto, destacou a inovação e eficiência do Sinistro Digital Auto.
Ele afirmou que
Com tecnologia de inteligência artificial, a plataforma da Allianz fornece uma estimativa de reparo e permite o acompanhamento do processo em tempo real, tornando a jornada mais rápida e eficiente. O diretor enfatizou que a ferramenta, 100% digital, possui usabilidade simples, oferecendo aos clientes a possibilidade de enviar fotos do veículo para análise antes mesmo da vistoria presencial.
Marlon também mencionou que, após o aviso de sinistro, os clientes podem compartilhar um link com terceiros envolvidos para registro de dados, e escolher oficinas próximas por meio de geolocalização.
Painel “Desafios do mercado segurador em um ambiente de riscos dinâmicos”
Para encerrar a participação da Allianz Seguros nos painéis, Denis Severino, diretor de Sinistros Judiciais, Grandes Riscos e Massificados, trouxe a importância de facilitar a comunicação com os principais stakeholders, incluindo clientes, corretores, prestadores, fornecedores e reguladores.
Ele ressaltou que
O diretor também enfatizou a importância da excelência no atendimento, destacando que “um atendimento humanizado e de fácil acesso ao analista, com eficiência e resolutividade, é crucial para garantir a satisfação do cliente”.
Além disso, citou as soluções rápidas de indenização, como o Cash Settlement, e a plataforma de vistoria guiada Sight Call, que utilizam tecnologia para transformar o processo de sinistros em decisões eficientes e práticas
Sobre a Allianz Seguros
No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e está presente em todo o território nacional, por meio de 56 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.
Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há 30 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 10 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital. A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 11 milhões de pessoas.
Foto: Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros