Seguradora se une a Localiza&Co e Tempo Assistência e deve compensar anualmente 6,5 mil toneladas no impacto das emissões de carbono em serviços de carro reserva e assistência 24h – A Seguradora Zurich anunciou nesta semana uma iniciativa que visa a compensação das emissões de carbono na carteira de seguro auto junto a dois importantes parceiros: a Localiza&Co e a Tempo. A partir de agora, as emissões resultantes do uso de carro reserva e de serviços de assistência 24h serão compensados por meio da compra de créditos de carbono dos parceiros, sem qualquer custo adicional para o cliente.
No caso do carro reserva, a Zurich é a primeira seguradora a fazer parceria com a Localiza&Co para aderir ao Neutraliza, programa lançado em 2022 e que visa minimizar as emissões referentes ao escopo 3 – que são aquelas provenientes dos veículos alugados pela Zurich. Com esta iniciativa, as empresas estimam compensar aproximadamente 3,2 mil toneladas de CO2 anualmente, por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que contribuem para o desenvolvimento social e preservação das florestas, por intermédio do Instituto Ekos.
Já com a Tempo, serão compensados todos os serviços de assistência que geram emissões diretas, como guincho, táxi, socorro via moto e deslocamentos de chaveiros, através do projeto Tempo Sustentável. Só com os serviços de guincho, um dos mais utilizados pelos clientes da seguradora, as companhias calculam de 3,3 mil toneladas de carbono compensadas por ano, uma média de 280 toneladas por mês. A Zurich também é a primeira seguradora a aderir ao programa da Tempo, lançado no início do ano.
“A jornada da Zurich para reduzir as emissões em nível global já começou, e os desafios são enormes nessa transição. Precisamos fazer isso juntos e por isso, estamos muito felizes por nos unirmos à Localiza e à Tempo nesses projetos”, destaca Fabio Leme, diretor executivo de Personal Lines da Seguradora Zurich. “Essas ações contribuem para esta jornada, conectando parceiros e chamando a atenção dos clientes com uma contribuição direta, que é a compensação das emissões”.
Para Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co, a parceria com a Zurich é um marco importante para o Neutraliza pelo fato de ser a primeira seguradora a oferecer esse benefício para quem precisa de um carro reserva, dando ainda mais escala à iniciativa que, apenas em 2022, compensou mais de 14 mil toneladas de CO2 provenientes das emissões da jornada de mobilidade de clientes.
“Reduzir os impactos das mudanças climáticas é prioridade para a Localiza e a nossa jornada rumo à uma economia de baixo carbono está baseada em três pilares: medir, reduzir e compensar. O Neutraliza é uma evolução natural dessa estratégia e estamos muito satisfeitos em poder contribuir com a agenda ESG da Zurich, apoiando a seguradora nos seus objetivos de sustentabilidade e gerando valor para clientes, parceiros e para a sociedade como um todo”, afirma o executivo.
Já para João Armesto, vice-presidente Comercial e Marketing da Tempo Assistência, o projeto com a Zurich é uma oportunidade de materializar o programa disponibilizado pela empresa no início de 2023, o Tempo Sustentável. Segundo ele, é um movimento importante para conscientizar empresas e clientes sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis.
“Apoiar nossos clientes e parceiros em práticas sociais e ambientais é um compromisso da Tempo com o mercado segurador e com toda sociedade. A disseminação do tema e compreensão sobre os impactos das ações fazem com que tenhamos boas expectativas para um futuro cada vez mais equilibrado”, completa João Armesto.
Como funciona
Quando o segurado solicitar o serviço de carro reserva ou qualquer serviço de assistência 24h, será feita a medição da quantidade de gases poluentes para serem neutralizados. Para calcular as emissões de carbono geradas pelos veículos são considerados fatores como consumo de combustível, tipo de motor e quilometragem anual. Com base nesse resultado, a Zurich faz a compra dos créditos dos parceiros conforme o serviço utilizado.
Dessa forma, ao escolher o seguro auto da Zurich, os clientes garantem a proteção de seu veículo e, também, contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente, sem pagar nada a mais por isso.
Sustentabilidade na prática
Na Zurich, a sustentabilidade é uma preocupação que pode ser vista em toda a jornada do cliente dentro da companhia, começando pela oferta, em que a seguradora é pioneira e especialista no segmento de veículos híbridos e elétricos com coberturas e serviços diferenciados. Além disso, a companhia tem processos de cotação, emissão e envio de apólice aos clientes do seguro auto 100% digitais.
O envolvimento dos parceiros na jornada de adoção de práticas mais sustentáveis da seguradora pode ser visto na Certificação Selo Verde, que se tornou o grande exemplo de como a Zurich conseguiu sensibilizar o ecossistema que envolve o seguro auto. Com o projeto, a seguradora passou a oferecer, junto ao Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), um selo às oficinas mecânicas que adotassem ações mais sustentáveis no processo de conserto de veículos. Desde 2021, quando foi lançado, já são mais de 200 oficinas contempladas pelo selo.
Sobre a Seguradora Zurich
A Seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais aqui.
O Zurich Insurance Group (Zurich) é um segurador líder multilinha que serve tanto pessoas físicas como empresas em mais de 200 países e territórios. Fundada há mais de 150 anos, a Zurich vem transformando o setor segurador. Além de fornecer proteção por meio dos seguros, a Zurich disponibiliza cada vez mais serviços de prevenção, como por exemplo os serviços que promovem o bem-estar e os que reforçam a resiliência climática. O Grupo Zurich tem cerca de 60 mil colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX. Mais informações disponíveis aqui.
Sobre a Localiza&Co
Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.
Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 6 países da América do Sul, além da forte presença digital.
Sobre a Tempo
Com mais de 28 anos de atuação no mercado brasileiro, a Tempo é a líder nacional nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados. Sediada em Barueri (SP), a empresa tem como principais acionistas os fundos de private equity Carlyle / SPX e o braço de investimentos da Swiss RE. Figuram na carteira de clientes da Tempo as principais seguradoras, montadoras de veículos, bancos, financeiras e varejistas do País, que consolidam a distribuição de seus serviços por meio dos canais B2B e B2B2C. Sua capilaridade se estende por todo o território nacional com mais de 25 mil empresas parceiras que são capazes de prestar serviços e atendimento em qualquer horário e dia da semana. Com uma base de quase 29 milhões de usuários cadastrados – que, em 2021 e 2022, solicitaram mais de 3.9 milhões de serviços de assistências ou de conveniência –, sua operação gera atualmente mais de 2.500 empregos diretos.