Tecnologia a serviço do combate a fraudes em seguros

Fraude em seguros é um problema crescente que custa bilhões de dólares para empresas em todo o mundo. No Brasil, somente em 2022, o setor de saúde suplementar registrou prejuízo de mais de R$10 milhões, o que deu um peso ainda maior aos custos trazidos por fraudes. Com o uso de tecnologias avançadas, as seguradoras são capazes de identificar padrões de comportamentos suspeitos para detectar fraudes de forma mais precisa e rápida. Junto ao SAS, a consultoria de tecnologia iBlue, que atua em segmentos como o de seguros, implementou uma solução para ajudar empresas a prevenir e combater atitudes fraudulentas.
“Desde 2022, trabalhamos com soluções antifraude e detectamos cerca o equivalente a R$10 milhões em atividades suspeitas. Hoje, utilizando a plataforma SAS e recursos de inteligência artificial (IA), analytics e gerenciamento de dados, conseguimos criar soluções personalizáveis de acordo com as necessidades do negócio, a fim de evitar e reduzir o número de fraudes e prejuízos”, explica o CEO da iBlue, Rafael D’Alessandro.

A plataforma antifraude permite garantir a autenticidade de documentos, investigar sinistros, verificar identidade e informações fornecidas por segurados, além de avaliar rigorosamente os riscos. Tipos de fraudes a serem combatidos

  • De documentação: quando a documentação fornecida para solicitação do seguro é falsa ou contém informações enganosas como número de seguro social.
  • De prêmio: quando o segurado fornece informações falsas para obter taxa de prêmio menor do que a que seria cobrada corretamente.
  • De sinistro: quando o segurado tenta obter abrangência para uma perda que não está coberta pelo seu contrato de seguro ou para perda que ocorreu antes da data de início do contrato.

Sobre a iBlue
A iBlue Consulting é uma empresa brasileira de consultoria em negócios digitais com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A companhia oferece soluções inovadoras, que vão de novas ideias atraentes até a concepção e implementação de produtos e serviços para auxiliar a transformação digital em empresas de diferentes segmentos. Mais de 120 especialistas formam a iBlue, focados em fornecer estratégia de produtos, inteligência de negócios, dados, inteligência artificial e machine learning, desenvolvimento ágil de software e modernização de TI. Fundada em 2016, conquistou reconhecimentos como a chancela do selo Great Place to Work por três anos consecutivos, sendo considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro em 2022.
Possui clientes como SAS, BrasilCap, MAG Seguros, Multiplan e Global Hitss. Mais informações em – https://iblueconsulting.com.br/

Rafael D’Alessandro, CEO da iBlue

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