A companhia, que está entre as cinco mais expressivas do Brasil no segmento de Seguros Corporativos e de Agronegócio, já implementou modelos inteligentes orientados por IA que geraram ganho iniciais nos processos de precificação e subscrição em ramos de Seguro de Transporte
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, investiu em recursos de Inteligência Artificial (IA) que já repercutem em ganhos nos processos de precificação e subscrição de seguros da companhia.
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital da seguradora e foi desenvolvida por meio de uma estratégia inédita em que envolveu o trabalho integrado das equipes de Governança de Dados, Tecnologia da Informação, Subscrição e Atuarial de Produtos. A participação de especialistas de diferentes áreas foi crucial para o projeto alcançar um incremento em termos de eficiência e precisão em seus processos, o que levou ao reconhecimento do projeto da subsidiária brasileira pela Sompo em âmbito internacional.
O segmento de Seguro de Transporte, por exemplo, no qual a Sompo lidera o mercado brasileiro desde 2017, foi o primeiro a contar com a solução implementada em processos de precificação dos ramos RCF-DC (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga) e RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga). Modelos inteligentes interpretam uma quantidade significativa de documentos físicos e de dados; e propõem valores mais adequados, com base em uma avaliação do contexto histórico e possíveis fatores de risco.
Um dos diferenciais desse projeto é que a IA foi integrada aos sistemas, o que possibilita o uso eficaz de dados provenientes de diferentes fontes. Um aspecto central dessa visão é o uso de Análise de Dados e IA para desenvolver assistentes inteligentes que podem fornecer mais precisão na precificação e eficiência operacional, beneficiando tanto a seguradora quanto seus clientes. Modelos avançados de aprendizado de máquina (ML, na sigla em inglês) e processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) foram implementados com base no conhecimento técnico dos profissionais de subscrição de risco, trazendo mais precisão e agilidade aos processos.
Nesse processo, foram utilizadas a plataforma de operações de dados Palantir Foundry, e a plataforma de IA, Palantir Artificial Intelligence Platform (AIP).
Sobre a SOMPO
A Sompo é uma subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia conta com uma equipe especializada e um diversificado portfólio de produtos e serviços de seguros com o objetivo garantir proteção com excelentes soluções de seguros e gestão de riscos. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Corporativos nos ramos Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Financial Lines & Casualty, Garantia, Agrícola e RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), entre outros.
O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.
Mais informações: www.sompo.com.br