Ao todo, seis concertos realizados em Belo Horizonte, ao longo de 2023, contarão com apoio da companhia, que acredita na importância de incentivar iniciativas socioculturais – A Porto é uma grande entusiasta de atividades que geram bem-estar e qualidade de vida, não apenas para seus clientes, mas para a sociedade como um todo. Em quase oito décadas de existência, a companhia sempre apoiou, seja realizando ou patrocinando, iniciativas relacionadas à cultura, lazer, formação profissional, educação e esportes, justo por acreditar em seu papel para uma realidade melhor para pessoas.
Ao longo de 2023, a companhia estará presente como apoiadora de seis concertos da Orquestra Filarmônica de Minas, na série “Fora de Série”, em Belo Horizonte, buscando trazer mais visibilidade e acesso à cultura para diversos públicos. As apresentações ocorrem sempre aos sábados, às 18h, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Com uma média de 90 concertos por ano, a Orquestra é uma das iniciativas mais bem-sucedidas do Brasil e já alcançou um público aproximado de 1,5 milhão, além de colecionar diversas premiações. Devido a essa trajetória, a Porto entendeu se tratar de uma iniciativa nobre, que não apenas leva cultura e arte às pessoas, como desenvolve talentos – dois pilares bem consolidados dentro dos valores da empresa.
Neste ano, a orquestra comemora 15 anos de trajetória e realiza algumas apresentações de seus concertos gratuitamente. A motivação da Porto de participar como apoiadora dos eventos está alinhada ao seu propósito de incentivar cada vez mais ações socioculturais e manifestações artísticas, uma vez que a companhia endossa a relevância do contato com a arte para o bem-estar das pessoas. Essas ações, estruturadas dessa forma, vêm sendo feitas regularmente por meio de iniciativas do Instituto Porto desde 2005.
“Nosso contato com a Porto se iniciou em 2021 e, após entendermos que tínhamos os mesmos intuitos – isto é, fomentar cultura e arte na sociedade –, avançamos com a parceria e chegamos à etapa de implementação. Somos muito gratos e ficamos muito felizes com essa união de esforços de todos os nossos apoiadores, que visam democratizar e viabilizar a produção cultural no nosso país, em especial a música de concerto, como é o caso da nossa Orquestra”, ressalta Zilka Caribé, Diretora de Marketing e Projetos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Para além da série “Fora de Série”, a empresa viabiliza apresentações da Orquestra para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro, no dia 7 de julho, e uma apresentação na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo – SP), no dia 8 de julho, ambas às 20h30. A agenda de concertos com a programação completa pode ser conferida neste site.
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 75 anos de mercado, a companhia possui três verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank. Além de 12,3 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 13 mil prestadores e 33 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 55 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência e Porto Seguro Uruguay. Em 2022, a Companhia apresentou R$ 28,0 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 1,13 bilhão. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
Sobre a Orquestra
Ao completar 15 anos em 2023, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais reafirma a sua vocação para a excelência artística e vigorosa programação, que a tornou referência no Brasil e no mundo desde a sua fundação, em 2008. Conduzida pelo seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, recebeu numerosas menções e prêmios. A Filarmônica realiza mais de oitenta apresentações regulares em sua sede, a Sala Minas Gerais, entre elas cinco séries de assinatura com as grandes obras do repertório sinfônico e convidados de destaque no cenário nacional e internacional. A Orquestra também mantém uma programação gratuita e de formação de público, em Belo Horizonte e outras cidades do estado. A Sala Minas Gerais é referência internacional pelo seu projeto arquitetônico e acústico e uma das principais salas de concertos da América Latina. Juntas, Sala e Orquestra vêm transformando a capital mineira em polo da música sinfônica nacional e internacional. A Orquestra possui dez álbuns gravados e teve uma indicação ao Grammy Latino 2020. Em 2022, realizou uma turnê a Portugal, sendo muito bem recebida pelo público e pela crítica nas principais salas de concerto do país e em uma apresentação ao ar livre, na Torre de Belém.