Saúde, finanças e segurança: relatório da Allianz revela as maiores preocupações pessoais de 2025

-O “Relatório Allianz 3h da manhã 2025 – As preocupações que tiram o nosso sono”, entrevistou 8 mil pessoas em oito países sobre as suas maiores preocupações pessoais.
-Saúde, finanças e segurança lideram a lista, com diferenças significativas entre regiões e gerações.
-Surpreendentemente, os Baby Boomers parecem ser a geração mais consciente ambientalmente, enquanto, na Austrália, a moradia acessível pesa mais na mente das pessoas do que em outros países.
-A saúde é mais importante do que nunca – está entre as três principais preocupações em todo o mundo, exceto na Turquia.

O que mantém as pessoas acordadas à noite em 2025? Embora as preocupações individuais variem de país para país, pessoas ao redor do mundo se preocupam principalmente com a saúde (49% dos entrevistados globais), finanças (45%) e segurança (35%).
Essas são as principais conclusões de um estudo global do Grupo Allianz intitulado “Relatório Allianz 3h da manhã 2025 – As preocupações que tiram o nosso sono”, no qual 8 mil pessoas do Brasil, Alemanha, Austrália, França, Indonésia, Itália, Reino Unido e Turquia foram questionadas sobre as suas preocupações pessoais no final de agosto de 2025.

Preocupações pessoais: saúde, finanças e segurança
Globalmente, a saúde tornou-se o principal motivo de noites sem dormir, recentemente ultrapassando as finanças, que agora ocupam o segundo lugar entre as maiores preocupações no mundo. Essa tendência também se reflete nos diferentes países: a saúde é a principal preocupação em cinco dos oito mercados, enquanto as finanças continuam sendo a maior preocupação em dois (Austrália e Indonésia). A Turquia é o único país em que a incerteza em relação ao futuro ocupa o primeiro lugar entre as preocupações. Apesar do consenso quanto à principal preocupação, as diferenças específicas entre países são claras — como o forte foco em mudanças políticas e sociais na Alemanha, moradia e condições de vida na Austrália, e vida profissional na Indonésia.
“O bem-estar econômico, a satisfação social e a confiança no futuro muitas vezes caminham juntos, mas estamos vendo um aumento da incerteza, do pessimismo e da polarização globalmente. O nosso estudo mostra que muitas pessoas estão preocupadas com o seu futuro pessoal. É fundamental abordar as causas profundas para promover a compreensão e ajudar as pessoas a se sentirem mais seguras, que é o propósito da Allianz”, afirmou Bernd Heinemann, head de Estratégia, Marketing e Distribuição do Grupo Allianz.
As finanças pessoais e a segurança são grandes fontes de ansiedade. Contas não pagas, aumento das dívidas, questões previdenciárias e a tomada de decisões financeiras representam o segundo maior medo no mundo, em um contexto em que muitas pessoas enfrentam um custo de vida mais alto. Na Indonésia (59%) e na Austrália (47%), esse é o tema que mais preocupa as pessoas. A segurança pessoal é a terceira maior preocupação em todos os países pesquisados. Em especial, a sensação de insegurança fora de casa e as preocupações com cibersegurança e proteção de dados afligem pessoas de todas as idades ao redor do mundo.
Diferentes gerações também têm preocupações distintas: as gerações mais velhas (Baby Boomers e Geração X) estão mais preocupadas com a saúde e com questões sociais mais amplas, enquanto as gerações mais jovens priorizam as finanças como seu principal problema. Millennials e Geração Z se preocupam mais com temas diretamente ligados à sua vida pessoal e profissional, como educação, carreira, relacionamentos e mudanças tecnológicas. Esse contraste geracional também se estende à consciência ambiental. Os Baby Boomers são a geração mais consciente ambientalmente, pelo menos sete pontos percentuais mais preocupados do que qualquer outro grupo, e até doze pontos a mais do que a geração Z.

Saúde: gerações e países têm medos diferentes

Quando se trata de saúde, as pessoas se preocupam principalmente com o próprio bem-estar físico (47%), a saúde dos familiares (44%) e o acesso a cuidados médicos e tratamentos (43%) em todos os países. Diferentemente das preocupações gerais, os medos relacionados à saúde variam de forma mais acentuada entre os países. Os alemães são o único grupo particularmente preocupado com condições de longo prazo e doenças crônicas, enquanto as pessoas na Turquia têm mais medo de doenças graves. Os brasileiros estão especialmente preocupados com a saúde mental (classificada em 2º lugar no geral), que também aparece entre as cinco principais preocupações na Austrália, no Reino Unido, na Indonésia e na Turquia. Australianos e indonésios se mostram particularmente preocupados com o custo dos cuidados de saúde, enquanto, na França, o acesso à saúde é a questão mais urgente. A saúde dos familiares também é uma grande preocupação na França, no Reino Unido, na Indonésia e na Itália.
Em termos de diferenças geracionais, os Baby Boomers focam mais na saúde física e no acesso ao tratamento (+14 p.p. em relação à Geração Z), enquanto as gerações mais jovens priorizam a saúde mental, sendo os Millennials a geração mais orientada à saúde mental (42%). Millennials, Geração Z e Geração X estão quase duas vezes mais preocupados com estresse e gestão do estresse do que os Baby Boomers, enquanto a Geração X também aparece consistentemente no topo das preocupações com a saúde da família, refletindo as suas responsabilidades de cuidado na meia-idade.
(Gráfico 2 – Em anexo)
Com este relatório, a Allianz busca obter uma compreensão mais profunda das preocupações de seus segurados, para atendê-los melhor. A realização regular do estudo, com análises aprofundadas e relatórios específicos por país, reforça o papel da Allianz como parceira confiável na compreensão do sentimento global, das preocupações individuais e de seus impactos na economia e na sociedade. E o compromisso vai além da pesquisa: a Allianz atua ativamente para enfrentar esses receios por meio de iniciativas de educação financeira e impacto social, bem como por meio de parcerias em esportes e programas de saúde. A sua mais recente iniciativa global, The Power of Unity, busca promover o diálogo construtivo e soluções de longo prazo que fortaleçam a confiança e a estabilidade no mundo atual, uma das formas pelas quais a Allianz trabalha para ajudar as pessoas a se sentirem mais seguras.
O relatório completo (abrangendo todos os países pesquisados) está disponível para download aqui.

Sobre o Grupo Allianz

O Grupo Allianz é uma das principais seguradoras e gestora de ativos do mundo, atendendo clientes corporativos e de varejo em mais de 70 países. Os clientes da Allianz se beneficiam de uma ampla gama de serviços de seguros pessoais e corporativos, que vão de seguros de propriedade, vida e saúde, aos serviços de assistência, ao seguro de crédito e de negócios globais. A Allianz é um dos maiores investidores do mundo, gerindo cerca de 749 bilhões de euros* em nome de seus clientes. Além disso, nossos gestores de ativos PIMCO e Allianz Global Investors administram mais 1,8 trilhão de euros* ativos de terceiros. Graças à nossa integração sistemática de critérios ecológicos e sociais em nossos processos de negócios e decisões de investimentos, nós estamos entre os líderes do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2024, mais de 156.000 colaboradores obtiveram receitas totais de 179,8 bilhões de euros e um lucro operacional de 16 bilhões de euros para o Grupo.
* Incluindo entidades não consolidadas com clientes Allianz.
** Em 30 de junho de 2025.

Foto: Bernd Heinemann, head de Estratégia, Marketing e Distribuição do Grupo Allianz

Publicidade: AXA no Brasil
Publicidade: Bradesco Seguros
Publicidade: Analysis
Publicidade: Grupo Exalt

Compartilhe

Assine nossa newsletter