Com R$ 2.4 milhões investidos, a empresa quer qualificar profissionais do setor
Com o desafio de profissionalizar os próprios colaboradores de consórcios, a Embracon investiu cerca de R$ 2,4 milhões entre 2019 e 2023 para estruturar a sua Universidade Corporativa.
Com o sucesso da implantação, que reduziu em de 119% para 70% de turnover da empresa (entre 2021 e 2024), a administradora resolveu profissionalizar também o setor e agora lança cursos superiores para as disciplinas liderança e consórcios reconhecidas pelo MEC.
A primeira turma será dedicada para 50 alunos exclusivos da Embracon e inicia em agosto.
Com a comercialização da graduação, 50% da receita do negócio vai ser dedicada para reinvestir no crescimento profissional dos colaboradores. Brenda Donato, diretora de Pessoas da Embracon afirma que a UCE se tornou uma das chaves de retenção dos colaboradores.
A primeira turma já está formada, com time docente contratado pela Embracon.
A necessidade de novas habilidades está evoluindo mais rapidamente do que as instituições tradicionais conseguem adaptar seus currículos. Isso tem levado os empregadores a valorizarem certificações específicas e experiência prática. Redes sociais como LinkedIn, Facebook, Reddit, YouTube e até mesmo o TikTok estão facilitando a troca de conhecimento e networking.
Enquanto isso, empresas como Apple, Amazon, Google, IBM e Microsoft estão desenvolvendo programas de certificação altamente valorizados, muitas vezes vistos como equivalentes ou até superiores aos cursos universitários.
Com o lançamento, a Embracon mostra que está seguindo a tendência das grandes empresas de tecnologia. As UC impulsionam empresas e startups de educação (edtechs), fornecendo ferramentas e tecnologias inovadoras para criar ambientes de aprendizado mais flexíveis, atualizados e personalizáveis.
Esse é o caso da Faculdade de Experts Digitais – FEX, uma universidade digital que vai ser a plataforma oficial da Embracon para a graduação.
A Embracon está há 15 anos entre as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme a Great Place to Work (GPTW).
Sobre a Embracon
Há 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas.