Meu Doutor Novamed promove conscientização sobre doenças no sangue e incentiva a doação

Dr. Stephan Sperling, médico da rede de clínicas, comenta os riscos da anemia e da leucemia, duas enfermidades relacionadas ao sistema sanguíneo – Na semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, chama a atenção para duas enfermidades ligadas ao sangue – a anemia e a leucemia. O objetivo é contribuir para conscientização da sociedade sobre a prevenção e o tratamento dessas doenças. E, também, reforçar a importância da doação de sangue para o apoio aos pacientes que enfrentam esses quadros
“Para abordar essas doenças, é necessário antes entender a importância do sangue no nosso corpo”, atesta o médico da rede Meu Doutor Novamed, Dr. Stephan Sperling. Ele explica que o sangue é um tecido vivo, que circula levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos, sendo de extrema importância para o corpo humano. É por meio dele que são levadas as substâncias necessárias para o bom funcionamento das células, como proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina.
Anemia: Muito além da má nutrição

Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, a anemia pode ter mais de uma causa, indo muito além da deficiência de nutrientes como ferro e vitamina B12. Entre os fatores para desenvolvendo da doença estão condições genéticas, que levam a uma formação diferente das hemoglobinas, como doença falciforme e talassemia, e a perda sanguínea, que pode ter origens diversas.
Também de acordo com a OMS, a anemia afeta mais de 1,6 bilhão de pessoas no mundo, o que representa cerca de 30% da população total. Apesar de muito frequente, o tema ainda gera dúvidas à população. “A anemia é um conjunto de manifestações patológicas, que possuem em comum um valor de hemoglobina abaixo do previsto, e que farão com que essa produção permaneça comprometida”, reforça o médico da Rede Meu Doutor Novamed, Dr. Stephan Sperling, que complementa: “A molécula de hemoglobina é a responsável por transportar o oxigênio para todos os tecidos do corpo. Se há deficiência na hemoglobina, há deficiência neste transporte, com impacto em todo o metabolismo.”

Entre os principais sintomas que podem estar associados ao quadro de anemia, estão:

Fadiga;
Taquicardia;
Falta de ar;

“O passo mais importante para o paciente acometido pela anemia é a busca por atenção à saúde”, ressalta Dr. Stephan. Com um modelo assistencial que visa o cuidado integral do paciente, por meio da Atenção Primária à Saúde, a Meu Doutor Novamed atua nesses casos fazendo todo o acompanhamento e tratamento, com enfoque no reestabelecimento total da saúde do paciente.

Leucemia e a baixa do nosso sistema de defesa

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ocorreram mais de 7 mil óbitos por leucemia em 2019. Ainda segundo o instituto, o número de casos novos da doença estimados para cada ano do triênio 2020-2022 é de 5.920 casos em homens e de 4.890 em mulheres. Números que correspondem a um risco estimado de 5,67 casos novos a cada 100 mil homens, e 4,56 para cada 100 mil mulheres.
“A leucemia é uma doença maligna – uma neoplasia maligna (câncer) dos glóbulos brancos –, caracterizada por proliferação e desenvolvimento distorcidos de leucócitos (glóbulos brancos), e que afeta diretamente a medula óssea”, explica o médico da rede Meu Doutor Novamed. “Existem diversos fatores que podem desencadear a doença, como os ambientais, com a exposição a substâncias tóxicas e metais pesados, assim como hábitos associados a vícios. Algumas associações genéticas também têm sido investigadas entre os fatores de risco para a leucemia. Entretanto, as possíveis causas apontadas não são, necessariamente, determinantes para o desenvolvimento da doença”, elucida o Dr. Stephan Sperling.
Entre os principais sintomas que podem estar associados à leucemia, estão:

Perda de Peso;
Fadiga;
Febre;
Palidez;
Dispneia;
Tontura;
Palpitações;
Equimose (hematomas) e petéquias (pequenos pontos de sangue pelo corpo);
Sangramento e infecções recorrentes;

O médico alerta para a atenção aos sinais do corpo: “É fundamental não negligenciar sintomas e procurar aconselhamento. A prevenção enquanto diagnóstico precoce, neste sentido, sempre será a melhor resposta.”

Importância da doação de sangue

O médico da rede Meu Doutor Novamed explica como a doação de sangue pode ajudar esses pacientes: “Como a leucemia é uma neoplasia que compromete toda a produção de células de sangue, ‘encharcando’ a circulação com glóbulos brancos anormais, a transfusão de sangue permite proteger a vida de pacientes enquanto aguardam conduta por conta do câncer.”
No caso dos pacientes anêmicos, a transfusão está frequentemente associada em urgências com hemoglobina total bem baixa no hemograma. Por fim, Dr. Stephan reforça: “Tanto quanto em perdas de sangue por traumas ou cirurgias, em pacientes acometidos por doenças sanguíneas, a transfusão em pacientes com quadros graves a transfusão pode salvar vidas.”

A Meu Doutor Novamed

Com 28 unidades no país, a rede Meu Doutor Novamed, que integra a Atlântica Hospitais e Participações, já registra quase 1 milhão de atendimentos desde o início das operações, em 2015. Presta atendimento diferenciado, com consultas eletivas em 15 especialidades, por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio e na modalidade de telemedicina. Realiza também testes rápidos de antígeno para covid-19. As unidades oferecem exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias ambulatoriais. Disponibilizam, ainda, o histórico clínico por meio do uso de prontuário eletrônico integrado, garantindo qualidade e segurança ao paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.